Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Egressos do Campus Estância criam Associação de Técnicos dos Recursos Pesqueiros

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Segunda, 12 de Janeiro de 2015, 15h33 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
gino falandoAlunos egressos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância estiveram na última quinta, dia 8, no gabinete da direção para agradecer o apoio da instituição na criação da Associação de Técnicos dos Recursos Pesqueiros de Sergipe (ATRP).

A entidade, constituída inicialmente por 35 sócios-fundadores, nasceu em janeiro deste ano com o objetivo de congregar técnicos da área para fortalecer a atividade pesqueira no estado, ampliar as oportunidades do mercado de trabalho e apoiar a pesca artesanal.

O grupo foi recebido pelo diretor do Campus, o professor Waldiney Giacomelli, que ressaltou a importância de iniciativas como essa para a expansão da área técnica e tecnológica na região sul sergipana. “Acredito que o associativismo é uma prática fundamental para o fortalecimento de qualquer atividade produtiva. A organização de alunos recém-formados tende abrir oportunidades profissionais e garantir conquistas para a categoria”, destacou.

Segundo o presidente da associação, Júlio César Cruz Dias, a ATPR surgiu no município por que é no IFS – Campus Estância que funciona o único curso técnico de Recursos Pesqueiros de Sergipe, em função da grande oferta de pescado na região. “Atribuo a grande adesão à associação ao interesse dos alunos e técnicos já formados em crescer profissionalmente  a atividade, colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula e dar maior dinamismo à área”, afirmou.

Futuras parcerias

No encontro com o diretor, Júlio César Dias aproveitou para solicitar o empenho do IFS na liberação do registro profissional dos egressos junto ao Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Sergipe

aluno(Crea-SE) e abrir caminho para futuras parcerias institucionais em defesa da atividade pesqueira. Além dele e de Waldiney Giacomelli, participaram do encontro duas ex-alunas da primeira turma do curso de Recursos Pesqueiros (2012.1), formadas em 2014.

A assembleia de criação da ATPR ocorreu no auditório do novo Campus Estância no último dia 3 de janeiro e contou com a participação de egressos, alunos e professores. Também integram a associação egressos do curso de Técnico em Pesca do IFS – Campus Aracaju, que se somaram à iniciativa dos colegas estancianos.