Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Comunidade escolar aprova novas instalações do Campus Estância

Comunidade escolar aprova novas instalações do Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Segunda, 27 de Outubro de 2014, 16h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
saida alunosAs modernas instalações do novo prédio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância abrem caminho para o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão, a melhoria das condições de trabalho e de aprendizado e a expansão do ensino técnico, tecnológico, superior e profissionalizante para a região Sul do estado. Os depoimentos de alunos, professores e demais servidores demonstram o nível de motivação e de expectativa em relação aos avanços que vêm pela frente.

Transferida para o novo campus entre os dias 6 e 10 de outubro, a comunidade escolar está plenamente ambientada e já começa a usufruir da estrutura atual, que representa investimentos da ordembiblio de R$ 6 milhões. O prédio é dotado de três blocos com 12 salas de aula, 13 laboratórios, biblioteca, cantina, área de convivência e mais a área administrativa, que inclui, entre outras coisas, mini auditório, sala dos professores, departamento médico, setor financeiro e de apoio ao ensino.

Segundo o diretor do Campus Estância, o professor Waldiney Giacomelli, as instalações recém-entregues à comunidade terão um impacto direto na ampliação da oferta de cursos e nas atividades de pesquisa e extensão. “Estamos fazendo até o final do ano uma pesquisa envolvendo empresários, estudantes do ensino fundamental e a comunidade do entorno para identificar quais as principais demandas de cursos e planejar a nossa oferta até 2019”, informou.

andreEssa expectativa de ampliação e diversificação dos cursos ofertados é partilhada pelo professor André Luís Canuto Duarte Melo, que antevê para o município de Estância a consolidação de um polo de desenvolvimento técnico e tecnológico. “Estamos criando as condições para o fortalecimento das áreas industrial, de automação, engenharia e inovação tecnológica e para a profissionalização da mão de obra local, por meio da parceria com o Pronatec”, afirmou.

Educação inclusiva

Localizado no bairro Cidade Nova, uma região marcada pela vulnerabilidade social, o novo campus surge ainda como uma promessa de inclusão. “Acredito na educação conceiçãonuma perspectiva inclusiva. Com essa nova estrutura, aliada a um quadro de servidores comprometidos, visualizo que é possível promover a transformação desse ambiente e oportunizar uma vida melhor para as famílias que aqui vivem”, ponderou a coordenadora de Registro Escolar, Maria da Conceição Santos de Jesus.

Os grandes beneficiados têm sido os estudantes, que passaram a dispor de um espaço dotado de excelentes condições de aprendizado. “O que mais estou gostando é dessa estrutura ampla, arejada e organizada. A biblioteca, as salas de aula e os laboratórios são bem maiores e mais modernos do que no campus antigo. Lá a gente se sentia numa escola e aqui a gente se sente mesmo numa universidade. Dá mais gosto de assistir às aulas. Tenho muito orgulho de estudar no IFS”, comemorou o aluno do curso de Eletrotécnica, Wilkerson Berg, 19 anos.

Para a estudante de Engenharia Civil, Lorena Cardoso Santos, 18 anos, as novas instalações superaram as expectativas. “Esse campus foi muito esperado, mas valeu a pena. A obra ficou muito bem feita e tem uma estrutura enorme e confortável, de primeiro mundo. Quando os laboratórios forem todos instalados, poderemos fazer testes, experimentos e estudos aplicados. Assim, teremos como aprender e avançar ainda mais”, ressaltou.
 aluno bibli  aluna bibli  sala prova
O prédio tem capacidade para receber 1.200 alunos, nos três turnos, o que irá mais que dobrar a capacidade atual. As dimensões do terreno - de 55 mil m2, dos quais 5.597,65 m2 de área construída, - foram planejadas para contemplar futuros projetos de ampliação. A expectativa é que, com os investimentos do IFS na região, Estância venha a se tornar um polo de ensino técnico e tecnológico em Sergipe. Atualmente, são ofertados os cursos regulares de Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros e Engenharia Civil.

Endereço do novo Campus Estância:
Rua Café Filho, s/n, bairro Cidade Nova. Estância/SE. CEP: 49200-000.