Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Professores e alunos apresentam pesquisas e trabalhos na Semana de C&T de Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 17h33 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
aberturaDurante a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância professores e alunos estão tendo a oportunidade de divulgar projetos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos em suas atividades cotidianas. A programação foi elaborada com o intuito de apresentar aos jovens e possíveis interessados os cursos ofertados e as modernas instalações do novo campus, que desde a semana passada está funcionando no bairro Cidade Nova.

palestra publicoO evento foi aberto na tarde da última terça-feira, dia 14, pelo gerente de Ensino, professor Fernando Nascimento, que representou o diretor Waldiney Giacomelli, em viagem a Brasília, e enfatizou a necessidade de aproximar o IFS da comunidade estanciana. “Estamos em sintonia com o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é mobilizar a população em torno da popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país”, afirmou.

fernandoA palestra de abertura ficou a cargo da engenheira de produção Adriana Fernandes Lima, da empresa de consultoria e treinamento Brasceng, que abordou a importância do planejamento e do controle de projetos com ênfase em obras, utilizando o aplicativo MS Project. Em seguida, a professora Adriana Rocha palestrou sobre os marcos legais do processo de inclusão, com foco na educação inclusiva, que é um elemento fundamental para o cumprimento do papel social da escola na formação cidadã e no respeito à diversidade.

Maquetes

Em paralelo, ocorreram exposições de maquetes sobre arquitetura moderna e contemporânea, construção civil e manejo de camarões, além de apresentações de trabalhos nas áreas de pesca e prática de defumação de camarão. As palestras, exposições, mincurso e demais atividades levaram em consideração os cursos regulares ofertados atualmente no campus (Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros e Engenharia Civil) e os cursos sazonais, como os do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

adriano 2Para o aluno Adriano Silva Constantino, 27 anos, do curso de Edificações, os trabalhos desenvolvidos para o evento contribuíram para melhorar o aprendizado sobre as obras de arquitetos modernistas consagrados no Brasil. A maquete apresentada por sua turma reproduziu a Casa Osler, em Brasília, planejada por Marcio Kogan, cujo estilo é inspirado em Oscar Niemeyer. “Aprendemos bastante e conhecemos um pouco mais sobre a variedade de obras e arquitetos existentes no país”, destacou.

lidianeLidiane Menezes Batista, 26 anos, do curso de Ajudante de Obras do Programa Mulheres Mil, era só empolgação ao apresentar a maquete da planta baixa de uma casa residencial popular. “É muito gratificante poder mostrar o que estamos aprendendo em sala de aula. Esse trabalho tem um significado especial pra gente por conta dos obstáculos que enfrentamos para estar aqui. Eu mesma tenho dos filhos e sei como é difícil voltar a estudar”, revelou.

Exposição oral

Os estudantes de Recursos Pesqueiros reproduziram o ambiente aquático para demonstrar algumas áreas de atuação do curso e montaram uma exposição com o objetivo de explicar o sistema de cultivo de camarão (carcinicultura) e as etapas do processo de larvicultura. “Preparamos os alunos para fazer uma exposição oral de parte do conteúdo teórico e prático ministrado em sala de aula”, explicou a professora Suzan Diniz Santos, formada em Engenharia de Pesca.

Os trabalhos apresentados despertaram a atenção dos servidores, que percorreram os corredores do bloco principal para prestigiar a produção do campus. O Assistente de Aluno Breno Matteus Alves Santos ficou especialmente interessado pelas maquetes arquitetônicas. “Essas atividades são importantes por que estimulam que os estudantes pesquisem, estudem e aproveitem melhor o curso. O resultado está excelente”, comentou.

turma pesqueiros  viveiro breno 2

No turno da noite foram realizadas palestras com o engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), e com David Gonçalves, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que abordaram a importância dos conselhos de entidades de classe. Por fim, o presidente da ONG Voluntários Ecológicos (OVE), Edvaldo Ribeiro da Cruz, e os técnicos em Recursos Pesqueiros, Claudia Ferreira Rocha e Júlio César Cruz Dias, fizeram um panorama da pesca artesanal na região Sul, com ênfase na comunidade Porto D’Areia.

maquete  Cau  mina

Nesta quarta-feira, dia 15, estão programadas palestras sobre a evolução e a importância da computação gráfica na área da construção civil (designer gráfico Marcílio Menezes); a relação do desenvolvimento regional com o surgimento da comunidade Canção Nova (professor Rômulo Canuto); a criação de peixes ornamentais e a manutenção de aquários (técnico em agropecuária Wallison Oliveira Vieira); a modelagem 3D digital para auxiliar o ensino do projeto arquitetônico (professor Luciano de Melo).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre simultaneamente em todo território nacional. Em Sergipe, a coordenação fica a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e as atividades concentram-se no Centro de Convenções, em Aracaju, onde estão sendo apresentados os trabalhos produzidos por estudantes do IFS da capital e do interior. A coordenação geral é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira aqui a cobertura fotográfica completa da Semana de Ciência e Tecnologia.
Saiba mais sobre a programação.

Endereço do novo Campus Estância:

Rua Café Filho, s/n, bairro Cidade Nova. Estância/SE. CEP: 49200-000.