Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Formação técnica em Edificações e Eletrotécnica tem alta empregabilidade e salários atrativos

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2014, 11h21 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
integradosO Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância iniciou o processo seletivo para os cursos técnicos integrados de nível médio em Edificações e Eletrotécnica, que têm alto grau de empregabilidade e salários atrativos. A carência de mão de obra especializada no Brasil abre excelentes oportunidades de emprego para quem investe na formação técnica. De olho numa carreira promissora, os jovens da região Sul do estado têm demonstrado crescente interesse por essas áreas.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o próximo dia 3 de outubro e devem ser feitas pelo site www.ifs.edu.br ou na sede provisória do Campus Estância, na antiga Escola do Comércio, praça Jackson de Figueiredo, 75, Centro. Estão sendo ofertadas 80 vagas, com ingresso em 2015.1.. Para participar da seleção, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando o 9º ano. A taxa de inscrição é de R$ 20 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil.

Os cursos integrados possibilitam que o aluno curse o ensino médio com uma formação técnica simultânea em Edificações e Eletrotécnica. A duração é de três anos e as aulas são em horário integral.  Ao final desse período, o egresso deverá ter o domínio dos saberes técnico-científicos e laboratoriais relacionados aos processos produtivos da sua área de atuação profissional, juntamente com os conceitos referentes à estrutura do ensino médio fundamental.

A escolha da carreira requer que o aluno levante o máximo possível de informações sobre as habilidades exigidas para atuar em determinado segmento. É recomendável buscar dados sobre as atribuições da profissão, perspectiva de mercado, ambiente de trabalho e salário, entre outras.  A compreensão do universo profissional poderá ajudar, inclusive, os estudantes a definir que curso atende melhor as suas expectativas e se eles possuem aptidão para desempenhar determinadas atividades.

Sobre os cursos

O técnico em Edificações atua prioritariamente no segmento de construção civil. Entre as suas principais funções estão: executar projetos de arquitetura e instalações prediais (elétricas, hidráulicas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio); planejar a execução de obras; prestar assistência para a compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados; fazer levantamentos topográficos, locações e demarcações de terreno; realizar atividades de supervisão, controle de qualidade e execução de serviços em canteiro de obras e concreteiras.

A área de atuação abrange instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras. O salário médio mensal é de R$ 2 mil. O mercado de construção civil tem constante necessidade de profissionais habilitados e está bastante aquecido no Brasil em função da expansão dos setores industrial e de construção.

O técnico em Eletrotécnica atua em diversas áreas da eletroeletrônica, como sistemas de potência, eletrônica de potência, automação e eletrônica analógica/digital. Estão entre as suas funções: desenvolver projetos de sistemas de aterramento e de proteção de descargas elétricas; realizar a montagem e instalação de equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia, identificando melhorias e problemas para aplicar soluções; realizar manutenção, operação, planejamento e teste em sistemas elétricos.

Esse profissional pode trabalhar em empresas de produtos eletro-eletrônicos e de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e solares, indústrias de metalurgia, assistência técnica, telecomunicações, construção civil, hospitais e clínicas. Por ser demandada em setores estratégicos para o crescimento do país, há uma grande aceitação dessa mão de obra especializada no mercado.  A média salarial é de R$ 2 mil.

Saiba mais sobre o processo seletivo aqui.
Confira o edital completo.