Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Equipe do Campus Estância participa da Mostratec

Equipe do Campus Estância participa da Mostratec

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2011, 17h50 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36

Entre os dias 24 e 29 de outubro, a equipe formada pelos alunos Flávio Oliveira Santana e Rosy Cleide de Jesus, o professor Herbet Alves e o gerente de Ensino Carlos Menezes, todos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, participaram da 26ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). No evento, realizado em Novo Hamburgo - RS, o grupo apresentou o projeto ‘Estudo para reaproveitamento de resíduo do gesso gerado na construção civil para produção de peças em fibras de vidro’.

No trabalho, os pesquisadores estudam a possibilidade de substituir o talco utilizado na produção de peças em fibra de vidro por gesso descartado na construção civil. De acordo com o coordenador do projeto, Herbet Alves, o gesso descartado na construção civil, por ser leve e fino, pode ser uma alternativa na substituição do talco. “O gesso pode ser aproveitado em substituição ao talco na produção de peças em fibra de vidro, tendo em vista que na análise de dados o resíduo apresentou praticamente a mesma resistência mecânica e não apresentou deformação quando imerso em água”, afirma.

Segundo o professor, foram apresentados no evento 350 trabalhos de todas as partes do Brasil e mais 19 países. “A nossa participação foi satisfatória e pudemos trocar experiências com outras escolas, inclusive outros institutos federais. Esses contatos poderão promover uma maior participação do nosso instituto em eventos que possam melhorar o ensino e apr endizagem no âmbito da escola”, diz.