Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Equipe do IFS participa de Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Equipe do IFS participa de Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2011, 15h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai marcar presença na 26ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Irão participar do evento, que acontece de 24 a 29 de outubro, em Novo Hamburgo (RS), o professor Herbet Alves, o gerente de Ensino Carlos Menezes Júnior, e os alunos Flávio Oliveira e Rosy Cleide de Jesus, todos do IFS - Campus Estância.

Durante a mostra, a equipe do instituto vai apresentar o projeto ‘Estudo para reaproveitamento de resíduo do gesso gerado na construção civil para produção de peças em fibras de vidro’. No trabalho, os pesquisadores estudam a possibilidade de substituir o talco utilizado na produção de peças em fibra de vidro por gesso descartado na construção civil.

De acordo com o coordenador do projeto, Herbet Alves, o gesso descartado na construção civil, por ser leve e fino, pode ser uma alternativa na substituição do talco. “O gesso pode ser aproveitado em substituição ao talco na produção de peças em fibra de vidro, tendo em vista que na análise de dados o resíduo apresentou praticamente a mesma resistência mecânica e não apresentou deformação quando imerso em água”, afirma.

Segundo o estudante Flávio Oliveira, essa substituição de materiais tem impacto nos aspectos econômico e ambiental da obra. “A substituição do uso do talco pelo gesso possibilita tanto a redução do impacto ambiental, gerado pela disposição incorreta do gesso no meio ambiente, quanto a redução dos custos de processamento das peças em fibra de vidro”, diz.

Mostratec

A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) é organizada e executada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com a colaboração de instituições públicas e privadas. O evento é destinado à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países, principalmente da América Latina.

Todos os participantes têm direito a certificado e os três melhores de cada área recebem premiações. Os projetos destaques são credenciados para participar de feiras no exterior, de acordo com as condições estabelecidas nos convênios firmados com a Mostratec.

Mais informações: www.mostratec.com.br