Página inicial > Últimas Notícias > Estância > IFS oferta curso de robótica para alunos de rede pública de Estância

IFS oferta curso de robótica para alunos de rede pública de Estância

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 12h12 | Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 12h12

Iniciativa busca estender projetos de extensão bem-sucedidos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura para a juventude local

DSC 0635

Está em andamento o Curso Introdutório de Robótica ofertado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância para os alunos do 9° ano da rede pública de ensino. A iniciativa faz parte da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto que tem o objetivo de ampliar projetos de extensão bem-sucedidos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura e promover o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a juventude estanciana.

As aulas acontecem todas as segundas e sextas-feiras no laboratório de informática e devem durar até o mês de outubro, quando está prevista a conclusão da carga horária de 40h. Nesse módulo inicial, os estudantes estão aprendendo lógica de programação e programação para futebol de robô na linguagem Lingo. Em seguida, serão ofertados mais dois módulos, nos níveis intermediário e avançado, com previsão de conclusão em 2018.

DSC 0617Segundo o idealizador do curso e coordenador do laboratório de robótica, professor Roberto Macena, a meta é que os alunos consigam participar de forma competitiva do campeonato de robótica que será organizado no município. “Além disso, essa é uma forma de melhorar a divulgação do IFS na rede pública de ensino para que tenhamos processos seletivos mais concorridos e com maior participação dos jovens locais”, afirmou.

Com essa oportunidade, os estudantes vislumbram se qualificar e ter mais chances no mercado de trabalho. “O curso está sendo muito legal, o professor é ótimo e ensina muito bem. Vejo que ele pode ser útil de alguma forma para o futuro”, argumentou Iris Souza, 17 anos, da Escola Estadual Walter Franco.

DSC 0915Lucas Batista, 14, que estuda na mesma escola, está entusiasmado com a possibilidade de aprender programação. “O futuro do mundo está na área de tecnologia. Gosto de ver as coisas acontecerem, entender como funcionam e fazer elas funcionarem, por isso as aulas são muito interessantes e produtivas”, destacou.

A cooperação institucional entre o IFS e a Secretaria de Cultura abrange ainda outros projetos, como o AstroIFS e o Show de Talentos; a oferta de cursos gratuitos de Formação Continuada Inicial e Continuada (FIC) para capacitação de mão de obra em atividades de alta demanda no município; e a realização de uma mostra cinematográfica.

Projetos

O AstroIFS nasceu com a meta de difundir a astronomia por meio da realização de observações astronômicas, palestras e oficinas para a produção de sistemas solares em 3D, foguetes e planisférios aos alunos e servidores do IFS e comunidade do entorno. A intenção agora é levar o projeto para as escolas da rede municipal e promover atividades itinerantes.

DSC 0926O Show de Talentos, que surgiu para contemplar as demandas por atividades culturais apresentadas nas reuniões do Conselho de Classe e promover a integração com os moradores do entorno do campus, vai ganhar as ruas. O evento será realizado em agosto no Centro da Cidade e incluirá um workshop sobre os cursos ofertados no instituto. Os cursos FIC têm curta duração e são voltados à população que busca uma rápida absorção no mercado de trabalho.

“O IFS é uma grande instituição. Firmar estas parcerias sinalizam o fortalecimento de políticas públicas mais eficazes para a juventude estanciana. Todos têm a ganhar. Parabéns à gestão do campus Estância por ser visionária e empreendedora”, ressaltou o secretário de Cultura e Desposto, Carlos Menezes de Souza Júnior, que é assessor pedagógico do instituto cedido ao município e idealizador do Show de Talentos.