Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza seminário do PDI para estimular participação da comunidade
PLANEJAMENTO

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 10h38

PDI 03Comissão local se reúne para criar mecanismos que ampliem e qualifiquem a contribuição dos alunos

A comissão local do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância está empenhada em garantir o processo democrático e transparente de gestão participativa na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Em reunião para discutir a coleta inicial das sugestões da comunidade acadêmica, definir o cronograma e a metodologia de trabalho, realizada na última quarta, dia 20, foram definidos mecanismos para ampliar e qualificar a participação dos alunos.

A segunda coleta das contribuições da comunidade ocorrerá no dia 24 de abril durante o Seminário do PDI: que escola temos, que escola queremos. Serão criadas salas temáticas com eixos de discussão para que os estudantes possam obter informações, questionar, opinar e propor. Essa metodologia participativa foi adotada pelo campus de forma exitosa na elaboração do Plano Anual de Trabalho ( PAT), finalizado em 2018.

PDI 04“É fundamental uma ampla participação da comunidade acadêmica para que possamos entender e atender aos anseios e as demandas dos nossos alunos. É o PDI que vai definir as diretrizes do IFS pelos próximos cinco anos e devemos apontar as nossas necessidades, muitas das quais vitais para o funcionamento da instituição, como a construção da quadra, a melhoria dos laboratórios e a implantação de novos cursos”, destacou a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo.

De acordo com a professora Jocelane Oliveira dos Santos, integrante da comissão local, esse esforço conjunto para consolidar o processo democrático de gestão participativa é de suma importância para a formação dos estudantes. “O PDI é um espaço privilegiado de discussão coletiva para a construção de um bem comum”, ressaltou. Integram ainda a comissão a diretora, o gerente de ensino, Alessandro Viana Fontes, a gerente de Administração, Laís dos Santos, o servidor Edmilson Menezes, os professores Maria Simone Morais, Raphael Pereira, Carlos Mariano, e o aluno Flávio Oliveira Santana .

Consulta pública

PDI 02Continua aberta a consulta pública para a construção participativa PDI. Para participar basta acessar o aplicativo “Mentimeter” (www.menti.com), inserir o código do campus, 46 72 43, e enviar quantas sugestões e críticas quiser. As propostas também podem ser encaminhadas por meio do formulário do Google forms ou pelo e-mail planejamento@ifs.edu.br. O prazo final para envio das contribuições é dia 24 de maio.

A consulta é aberta para professores, alunos, servidores em geral e vai ajudar a traçar as diretrizes do IFS – Campus Estância para os próximos cinco anos. O PDI é um documento que retrata a identidade da instituição no que diz respeito à sua missão e função social, bem como as estratégias para alcançar metas e objetivos em áreas como: infraestrutura, ensino, gestão, orçamento e finanças, pessoas e capacitação.