Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Equipe do Campus Estância é destaque no Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa

Equipe do Campus Estância é destaque no Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 10h31

TENIS DE MESA 03Nas etapas ocorridas nos meses de março e abril, os atletas Adelson Rocha e Matheus Oliveira conquistaram o segundo e o terceiro lugares na categoria Juvenil

A equipe do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância teve um ótimo desempenho no Campeonato Sergipano de Tênis de Mensa. Nas etapas ocorridas nos meses de março e abril, em Aracaju, os atletas Adelson de Souza Matos Rocha, 17 anos, e Matheus Santos Oliveira, 18 anos, do curso de Edificações, conquistaram o segundo e terceiro lugares na categoria Juvenil, respectivamente. Ano passado, Adelson ganhou em primeiro lugar numa das etapas da categoria D.

TENIS DE MESAAs competições ocorreram na Academia Sergipana de Tênis de Mesa (ASTM) e no ginásio do Colégio Salesiano, divididas entre as categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil, Juvenil, Feminino, Juventude, Absoluto, Sênior, Veterano e séries A, B, C, D e E. Apesar do alto nível técnico dos adversários, do pouco tempo de prática esportiva e das condições de treinamento inadequadas, os atletas do IFS foram competitivos e deram trabalho aos veteranos.

Desde que ingressaram na instituição, há cerca de um ano, cinco alunos começaram a brincar despretensiosamente numa mesa improvisada usada para atividades recreativas na área da vivência e tomaram gosto pelo esporte. A brincadeira começou a ficar séria quando o gerente de Ensino, Alessandro Viana Fontes, ex-atleta de tênis de mesa, percebeu o talento dos jovens e começou a passar dicas, instruções e estimular a participação em competições.

Os atletas do campus praticam cerca de 1h30 por dia, no intervalo entre as aulas. Além das orientações do professor Alessandro, eles aperfeiçoam o treinamento assistindo vídeos na internet e são autodidatas. Em poucos meses, os resultados impressionam. Até agora Adelson Rocha conquistou três troféus e 12 medalhas, das quais seis de ouro, três de prata e três de bronze; e Matheus Oliveira levou duas medalhas de prata e quatro de bronze.

TENIS DE MESA 02Adelson foi bicampeão consecutivo dos Torneios de Tênis de Mesa das Escolas Públicas de Sergipe, realizado pelo projeto Esporte Ativo do IFS em parceria com academia Sergipana de Tênis de Mesa e a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEEL). Matheus ficou com o segundo lugar numa das etapas e a dupla do Campus Estância garantiu a classificação para o campeonato sergipano, que concluiu a terceira etapa em abril, mas segue até o final do ano.

Esporte Ativo

O projeto Esporte Ativo tem viabilizado as inscrições para os atletas mais bem colocados participarem das competições e um dia de treinamento por semana na Academia Sergipana de Tênis de Mesa, com estrutura e orientação profissional. A direção do Campus Estância está em negociação com o Campus Aracaju para conseguir a cessão de uma mesa adequada e vai disponibilizar uma área reservada para treinamento.

TENIS DE MESA 01Entusiasta do tênis de mesa, o professor Alessandro Viana tem buscado caminhos para melhorar as condições de treinamento e aproveitar o potencial da equipe. “As conquistas são fruto do esforço, do talento e da dedicação deles. Nós procuramos incentivar de algum modo, mas eles vencem as adversidades e estão sempre se superando. Sobra competência, determinação e força de vontade”, reconheceu.

Adelson Rocha está buscando voos mais altos e quer disputar competições fora de Sergipe. A meta dele é se preparar para conseguir uma vaga na Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que este ano vai ser no Espírito Santo, no segundo semestre. “O tênis de mesa é um esporte que exige uma boa condição física, bons reflexos, agilidade e concentração. É muito bom para a saúde físca e mental e tem ajudado a me concentrar mais nos estudos também”, afirmou.