Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância promove 3º Encontro com as Famílias
INTEGRAÇÃO

Campus Estância promove 3º Encontro com as Famílias

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h52

fOTO 03Objetivo é integrar pais e responsáveis à escola e promover ações conjuntas para a melhoria do aprendizado e a promoção da cidadania

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou a 3ª edição do Encontro com as Famílias, que ocorre sempre no mês de maio com o objetivo de integrar pais e responsáveis à escola e promover ações conjuntas para a melhoria do aprendizado, a promoção da cidadania e a formação para a vida. As questões abordadas durante esse momento interativo e dialógico são levantadas ao londo do ano nas atividades pedagógicas.

Nesta edição o evento abordou o tema "Família e escola, parceria imprescindível para a educação e a formação do adolescente cidadão". A palestrante foi proferida pela advogada e administradora Valdilene Oliveira Martins, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, membro da Comissão de Gênero e Violência Doméstica do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-SE) e conselheira titular do Conselho Estadual de Direitos da Mulher.

fOTO 04Valdilene Martins refletiu sobre a forma como os pais educam os filhos e o quanto as distinções de gênero entre meninos e meninas no ambiente familiar podem acabar fazendo com que a sociedade reproduza a violência contra a mulher e o “embrutecimento” dos homens. “Cabe às famílias e à escola a responsabilidade de educar homens e mulheres comprometidos com os valores cidadãos e preparados para o mundo mais justo e igualitário”, ressaltou.

A diretora do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, que todos os anos faz questão de participar ativamente da preparação do encontro, apresentou um pouco sobre projetos desenvolvidos no IFS. Na oportunidade, foi feita a entrega simbólica de troféus para os alunos dos cursos de Eletrotécnica e Edificações vencedores do Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR/UFS).

“O objetivo desse momento foi fazer publicamente a entrega da premiação e possibilitar aos pais conhecerem outras atividades que os filhos deles desenvolvem no IFS para além das atividades de ensino. Buscamos sempre envolver as famílias no ambiente escolar por que acreditamos que essa parceria é imprescindível para a formação de cidadãos conscientes, educados e prósperos”, destacou Sônia Albuquerque.

A promoção desse envolvimento é muito bem recebida pelos pais de alunos. “Acho excelente toda vez que a escola me convida para reuniões, encontros e eventos. Essa comunicação me deixa mais tranquila e mostra que meu filho está bem acompanhado. Depois que ele entrou no IFS, ficou mais comunicativo e está se desenvolvendo mais”, revelou a dona de casa Josefa Costa dos Santos, 41 anos, mãe de Carlos Samuel Costa dos Santos, 18 anos, do curso de Aquicultura.

A agricultora Ana Paula dos Santos Camilo, 41 anos, mãe de Deuslene Camilo, 19, do curso de Eletrotécnica, é assídua às reuniões no campus. “Essa união com a família é muito importante. Eu gosto de acompanhar de perto como minha filha está nos estudos e de ficar a par do que está acontecendo. Ela está aprendendo muito mais e participando de várias coisas novas, que antes não existiam na escola pública de onde veio”, afirmou.