Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância promove I Mostra Integrada de Engenharia Civil
CONHECIMENTO

Campus Estância promove I Mostra Integrada de Engenharia Civil

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 12h13

MIC 06 Alunos do primeiro período do curso foram introduzidos no universo da pesquisa acadêmica e do campo de atuação do engenheiro

mic 02

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou na semana passada a I Mostra Integrada de Engenharia Civil: discutindo os campos de atuação a partir da realidade (MIC). O projeto envolveu os alunos do primeiro período do curso, que foram introduzidos no universo da pesquisa acadêmica por meio de atividades como leitura e debate de artigos científicos, produção de relatório, fichamento e projeto de pesquisa, visita técnica a canteiro de obras, elaboração de banner com o resultado dos temas pesquisados e de anais de resumo da mostra.

A I MIC, que abrangeu as disciplinas Introdução à Engenharia Civil e Metodologia, possibilitou aos iniciantes do curso conhecer os campos de trabalho do engenheiro civil, as peculiaridades das diversas áreas de atuação profissional e os aspectos metodológicos como os princípios da escrita e das técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos. “A interdisciplinaridade foi o elemento central do projeto integrador e foi muito rico ver a produção dos alunos. Como eles são de primeiro semestre, já começaram a entender o que é o universo acadêmico”, explicou a coordenadora do projeto, a professora Jocelaine Oliveira dos Santos.

MIC 05

Durante as atividades buscou-se discutir a importância e o papel da Engenharia Civil nas áreas econômica, ambiental e social, bem como os desafios inerentes à sua atuação como agente modificadora da sociedade; situar o campo de conhecimento e de atuação do engenheiro civil; e apresentar, a partir do recorte do conhecimento científico, os princípios de uma pesquisa acadêmica articulada à área de formação específica. O projeto foi realizado em quatro meses e envolveu os professores Jocelaine, Gilberto Messias dos Santos Júnior e Tiago Barbosa da Silva, com o apoio de todo corpo docente do curso.

Ponto alto

mic 03

A apresentação e a premiação dos trabalhos ocorreram durante a I Mostra de Banner, realizada no último dia 3 de junho no hall da biblioteca do campus. As pesquisas foram fundamentadas nos temas geradores disponibilizados pelos professores e passaram antes por uma banca examinadora. “Esse projeto foi muito construtivo, não só no sentido acadêmico mas pessoal também. Apresentar o projeto de pesquisa à banca foi ótimo para termos uma ideia de como será o nosso TCC e nos trouxe experiência para que possamos identificar nossos erros e melhorarmos”, afirmou a aluna Veluza Anchieta Souza, 18 anos.

Ian Tiago Santos da Mota, 19 anos, considerou a experiência enriquecedora. “Nosso primeiro contato com o mundo científico-acadêmico foi prazeroso e agregou muito conhecimento relacionado à nossa área. Os momentos de apresentação, tanto da banca quanto dos banners, promoveram um melhor contanto interpessoal, que, creio eu, é algo super importante na nossa carreira. O MIC agregou bastante, abriu nosso campo de visão, melhorou nossas projeções futuras e estou ansioso pelo próximo”, comemorou.

MIC 04

Para Thayná da Silva Pereira, 17 anos, a atividade foi produtiva por dois aspectos: “nos colocou no ritmo que precisamos estar num curso de nível superior, visto que toda a elaboração do projeto exigiu muito esforço, aplicação de conhecimentos metodológicos que até então não sabíamos e alguns temas do curso que ainda não tínhamos estudado; e avaliou não só o domínio sobre os temas, mas a nossa postura durante a apresentação, como oratória, gesticulação, posicionamento diante do público, etc. Tudo isso fui muito importante para que aprendêssemos desde o início do curso a desenvolver projetos de pesquisa e também a forma de apresentá-los”, destacou.