Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Projeto prepara alunos da rede pública de Estância para a redação do Enem
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Projeto prepara alunos da rede pública de Estância para a redação do Enem

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 10h57

Oficinas coordenadas por professora do IFS buscam ampliar conheciOficina de Linguagensmentos da escrita e da leitura de modo interativo e reflexivo. Inscrição ocorrem nesta quarta


EXTENSAO 07Os estudantes da rede pública do município de Estância ganharam um reforço decisivo para melhorar a nota da redação no Exame Nacional do Ensino Médio e garantir a tão sonhada vaga na universidade. A oportunidade surgiu com o projeto de extensão “Oficinas de linguagens: mentoria de produção de texto e formação crítica para o Enem”, desenvolvido no âmbito do Instituto Federal de Sergipe (IFS) para os concluintes do ensino médio tanto da instituição quanto das escolas estaduais, preferencialmente as localizadas no entorno do Campus Estância.

Segundo a idealizadora do projeto, professora Jocelaine Oliveira dos Santos, a metodologia será pautada numa sequência didática com quatro etapas, num total de 12 encontros-oficinas, que incluem atendimentos individualizados e produção de texto quinzenal. A meta é oportunizar aos estudantes a ampliação de conhecimentos da escrita e da leitura de modo interativo e reflexivo para construir um espaço de empoderamento que desperte o potencial de redação alinhado às competências e habilidades exigidas pelo exame nacional. 

“Essa ação de extensão foi pensada a partir de estratégias que vão além do olhar para o texto como pretexto comunicativo. Pretende-se ampliar competências de leitura e escrita que incentivem os alunos participantes a se perceberem como agentes de comunicação, construtores de autoria e estilo, entregando, assim, textos que revelem sua trajetória enquanto concluinte da educação básica”, explicou a professora Jocelaine Oliveira, que tem formação em Letras e larga experiência nas bancas de correção de redações de vestibulares e do Enem.

Ao longo dos encontros serão tratados tópicos como: aspectos teóricos da produção de texto visando aguçar o olhar do aluno para as técnicas de escrita e de leitura; tópicos como coesão, coerência, clareza, concisão e correção gramatical, a partir da produção de texto em sala; discussão sobre as exigências dos editais e das bancas de correção do exame nacional; e tópicos para a formação crítica (teoria sociológica, atualidades, conceitos da filosofia, imersão fílmica e literária a partir de temas contemporâneos). 

Inscrições

As inscrições são presenciais e ocorrem nesta quarta, dia 11, às 13h30, no Laboratório 3 do campus. A documentação exigida é: cópia do RG, CPF e comprovante de residência, foto 3 x4, comprovante de matrícula 2020, histórico escolar de 2019 ou espelho da redação do último Enem. Estão sendo ofertadas 30 vagas - 20 para a comunidade externa e dez para a comunidade interna - e a seleção usará como critérios principais: frequência escolar/assiduidade e histórico escolar (alunos com notas em Língua Portuguesa abaixo da média em 2019 serão priorizados). Os encontros-oficinas acontecerão todas às quartas, entre os meses de abril e setembro, às 15h30. 

Para a aluna bolsista do projeto, Veluza Anchieta Souza, 19 anos, do curso de Engenharia Civil do IFS, é muito gratificante poder ajudar estudantes oriundos da rede pública assim como ela. “Sei que muitos almejam passar no curso desejado e, na maioria das vezes, não podem pagar uma universidade privada. Acredito que não só os participantes do projeto ganharão com as aulas ofertadas. Sinto que aprenderei muito, não só como bolsista, mas será muito benéfico para minha formação como pessoa também, já que é sempre bom poder trocar experiências com outras pessoas", relatou. 

Projetos 

O IFS - Campus Estância aprovou este ano 41 projetos nas áreas de pesquisa, extensão e inovação nos editais de fomento à ciência e tecnologia. A perspectiva é que esse número cresça com o lançamento dos novos editais da Propex e do PIBICJr/CNPQ, previstos para o segundo semestre. Proporcionalmente, o Campus Estância lidera o ranking de aprovações no IFS: são 41 projetos para um corpo docente de 48 professores, o que corresponde a uma média de 80% de aproveitamento, levando-se em consideração que há vários projetos aprovados por servidores do quadro técnico administrativo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57