Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Professores do Campus Estância começam a retomar aulas presencias
ENSINO HÍBRIDO

Professores do Campus Estância começam a retomar aulas presencias

Criado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 17h28 | Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 17h28 | Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 17h41

Aula de Biologia 1Retorno gradual tem priorizado disciplinas dos núcleos básico e técnico que dependem das atividades práticas

Por Carole Ferreira da Cruz

Diversos professores dos núcleos básico e técnico do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância retomaram as disciplinas na modalidade presencial antes de março de 2022, data estipulada pela instituição para o retorno de toda a comunidade acadêmica. A iniciativa busca reforçar as atividades práticas, melhorar o processo de ensino-aprendizagem e motivar os alunos após mais de ano e meio de ensino remoto emergencial implantado no contexto da pandemia de Covid-19.

Aula prática de EletrotécnicaO retorno antecipado só foi possível com a publicação da Resolução 97 CS IFS/2021, que dispôs sobre o plano de retomada das atividades presenciais e autorizou o retorno gradativo das disciplinas laboratoriais. A maior adesão no campus ocorreu nas turmas dos cursos de Eletrotécnica e Edificações na modalidade integrada e abrange disciplinas aplicadas, como Máquinas Elétricas, Eletricidade Experimental, Projetos de Instalação Prediais, Mecânica dos Solos, Tecnologia das Construções, Controle Tecnológico do Concreto.

A meta inicial era priorizar os concluintes dos cursos subsequentes, mas como a maioria depende do transporte ofertado pelas prefeituras da região Sul, ainda indisponível, os esforços abrangeram o integrado. Os alunos ficaram exultantes, cheios de orgulho por voltar a usar a farda do IFS, rever professores e colegas, manipular equipamentos, olhar nos olhos uns dos outros, tirar dúvidas e fazer perguntas, sem a mediação de um computador, tablete ou celular.

Entusiasmo

Aluna Ivana em primeiro plano no canto esquerdo“Senti uma felicidade imensa! Para falar a verdade, até hoje não me acostumei com o EAD. E só em saber que as aulas vão voltar ao presencial foi um enorme alívio, até porque não tem nada melhor que você ter contato com os professores e os colegas de classe. Ansiosa por esse momento único!”, comemorou Verônica dos Santos Silva, 17, do 2º ano do curso de Sistema de Energia Renovável.

Ivana Camilly Barreto S. Soares, 16, líder do 2º ano de Eletrotécnica, tem percebido um maior entusiasmo da turma. “Estou gostando e aproveitando bastante. As aulas presencias estão sendo mais proveitosas e atrativas do que o ensino remoto”, destacou. Aprender na prática tem feito toda a diferença: “Quando soube da notícia fiquei ansioso, pois nessa pandemia o que mais sentia falta foi das aulas de verdade onde você ‘põe a mão na massa’, contou José Henrique Guimarães Santana, 17, do 2º ano de Energia Renovável.

Para o gerente de Ensino, Leonardo Henrique Bomfim, que voltou a ministrar Introdução à Ciência da Computação de forma presencial, a iniciativa voluntária dos professores superou as expectativas. “A volta da comunidade acadêmica, seguindo os protocolos de biossegurança, uso de máscara e distanciamento, está sendo um momento enriquecedor, do ponto de vista educacional e social. É o exemplo da construção da educação através do diálogo, permitindo a formação integral dos estudantes”, destacou.

Aprender na prática

Entusiasmo dos alunos com o retornoA professora de Biologia, Aline de Jesus Sá, sentiu a necessidade de retornar ao laboratório para consolidar o processo de ensino-aprendizagem e ter mais tempo para se dedicar aos alunos – já que é difícil trabalhar em casa quando se tem uma criança pequena. “O conteúdo das ciências naturais dependente da realização de práticas para que se consolide de maneira efetiva. A receptividade dos estudantes tem sido maravilhosa. Fiquei muito feliz e me senti realizada com esse resgate”, relatou.

Quem também está satisfeito com o desempenho dos alunos é professor do curso de Eletrotécnica, Dennis Viana Santana. “Os estudantes estão comparecendo em massa e os resultados têm sido excelentes. Só quem não voltou ainda foi por conta do transporte, mas todos têm se adaptado ao ensino híbrido e o rendimento dos que estão acompanhando no presencial está sendo bem maior do que no remoto”, avaliou.