Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Pesquisa insere alunos na promissora área de proteção de sistemas elétricos
ELETROTÉCNICA

Pesquisa insere alunos na promissora área de proteção de sistemas elétricos

Criado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 16h37 | Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 16h37 | Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 10h32

Estudos realizados no IFS – Campus Estância contemplam segmento de alta especialidade muito demandado pelo mercado

Por Carole Ferreira da Cruz

Proteção de Relé 1Os alunos de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância estão sendo inseridos no universo da proteção dos sistemas elétricos de potência, uma área promissora e de alta especialidade muito demandada pelo mercado. A preparação vem ocorrendo por meio não só de conteúdo teórico e cálculos sofisticados, mas na prática – já que o curso dispõe de equipamentos para fazer os testes e estabelecer os parâmetros necessários para proteger instalações a partir de dispositivos dentro da própria subestação.

Professor Alessandro VianaOs estudos sobre proteção dos sistemas elétricos são resultado do projeto de pesquisa do professor Alessandro Viana Fontes e têm como objetivo criar as bases para a introdução nas disciplinas de Eletrotécnica e para a difusão no IFS, além de capacitar os alunos para melhorar a inserção deles no mundo profissional. “Essa é uma área extremamente importante, que tem poucos profissionais, é pouco difundida e de muito valor agregado, especialmente para os estudantes”, explicou o professor.

O princípio do funcionamento da proteção elétrica industrial e residencial, onde há disjuntores usados na prevenção de acidentes, é o mesmo dos sistemas elétricos de potência, que funcionam em ambientes complexos como as subestações. A diferença é que nas subestações existem os Relés - os dispositivos elétricos estudados no campus -, que são capazes de promover a interrupção de disjuntores quando ocorrem modificações súbitas em circuitos elétricos e prevenir danos aos equipamentos, curto-circuitos, incêndios e outros incidentes graves.

REFORMULAÇÃO DO PCCC

Proteção de Relé 2O projeto se dedica a fazer os cálculos, testes, parametrizações e simular defeitos para ver se os Relés de proteção funcionam a contento ou estão com algum defeito. Para se ter uma ideia da importância da precisão dos cálculos e da sofisticação dos testes, uma diferença de alguns milissegundos pode ser suficiente para destruir um equipamento ou transformador e evitar que uma instalação pegue fogo. Os estudos estão indo tão bem que o projeto vai entrar numa segunda fase agora para subsidiar a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Aluna EmillyApesar de ter como base um assunto complexo que exige cálculos mais aprofundados, a pesquisa tem despertando o interesse crescente dos alunos. Prova disso é que a procura superou as expectativas durante o minicurso, envolvendo aspectos teóricos e práticos, ofertado na última Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em outubro deste ano. O conteúdo tinha sido pensado para as turmas do meio para o final do curso, mas acabou atraindo dos iniciantes aos mais avançados.

Para a bolsista Emilly Vitória Assunção Santos, 19 anos, pesquisar sobre proteção dos sistemas elétricos vai abrir caminhos para sua ascensão profissional. “O IFS me ofereceu muitas oportunidades e esse projeto possibilitou conhecimentos que eu achava que não estavam ao meu alcance, além de me mostrar que a proteção de Relé é um assunto delicado e importante de estudar, já que é uma responsabilidade muito grande na hora de colocar em prática, mas são poucas pessoas que entram no ramo e dessa forma acaba sendo uma área bem paga no mercado”, avaliou.