Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos apresentam resultado do passeio histórico-científico pelas pandemias
CAMPUS ESTÂNCIA

Alunos apresentam resultado do passeio histórico-científico pelas pandemias

Criado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 12h32 | Publicado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 12h32 | Última atualização em Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 13h45

Projetos Interdisciplinares 2021 abordou de forma lúdica temas relevantes à formação intelectual e humana dos estudantes

Por Carole Ferreira da Cruz

Projetos Interdisciplinares 8Os alunos dos cursos integrados do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância mostraram na prática tudo o que aprenderam ao longo do ano no passeio histórico-científico pelas epidemias e pandemias mundiais. Todo conhecimento adquirido nas diversas disciplinas do núcleo básico foi apresentado à comunidade nas últimas duas semanas durante as atividades de encerramento dos Projetos Interdisciplinares 2021, transmitidas ao vivo pelo canal do campus no YouTube.

A iniciativa nasceu com o objetivo de realizar aulas conjuntas, com um enfoque multidisciplinar e de maneira lúdica, para abordar temáticas que pudessem contribuir para a formação intelectual eProjetos Interdisciplinares 1 humana dos estudantes no contexto adverso da pandemia de Covid-19. O resultado superou as expectativas: foram revelados talentos e mentes criativas, oportunizadas experiências motivadoras e enriquecedoras e potencializada a capacidade aprendizado e autodesenvolvimento dos envolvidos.

Os alunos apresentaram jogos e histórias em quadrinhos baseados no aprendizado obtido durante o projeto, que nasceu no início do ano letivo de 2021 a partir da mobilização dos professores do núcleo básico. As atividades ocorreram de forma micro, a partir de aulas síncronas, e macro - envolvendo todas as disciplinas e vários workshops formadores sobre a produção de narrativas, produção de jogos pelo scrach, criação de personagens e de histórias em quadrinhos, com convidados externos e internos.

Projetos Interdisciplinares 6O encerramento contou com a entrega do Prêmio Integra IFS para os primeiros colocados, escolhidos a partir de avaliação do corpo docente. Os vencedores ganharam um box de livros. “O projeto é fruto de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas do ensino médio que diretamente ou indiretamente trabalharam as questões relacionadas às pandemias que marcaram a história da humanidade. O aproveitamento foi excelente e surpreendeu a equipe avaliadora!”, reconheceu o coordenador do Núcleo Básico do Campus Estância, Michel Habib Monteiro Kyrillos.

MOMENTOS ENRIQUECEDORES

Quem participou viveu momentos enriquecedores. “O projeto fez com que não saíssemos desse contexto pandêmico sem obter um aprendizado, possibilitou também a nossa visão de que todasAluna Letycia as disciplinas podem nos ensinar de forma interdisciplinar, de acordo com cada uma. Durante todo o ano, onde caminhávamos para a entrega final, tivemos o suporte dos professores com discussões, leituras, a consciência que precisamos nos preparar cada vez mais, caso algo aconteça no futuro, e usarmos o conhecimento adquirido para não passar por esse mesmo sufoco”, analisou Letycia Silva Vidal, 16, do curso de Edificações.

Aluna MelSua colega de turma, Mel Emilly Alves Santos Guimarães, 16, buscou no autoconhecimento o caminho para superar as dificuldades da pandemia, ingressou em seguida no IFS e, ao longo do ano passado, construiu as bases para realizar um trabalho primoroso. “A criatividade esteve presente e os conhecimentos foram passados. Além de assuntos sobre a pandemia que não fazia ideia, os projetos me ajudaram a reviver e conhecer muito mais o que vem acontecendo desde 2020”, relatou.