Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância promove curso de informática para comunidade carente

Campus Estância promove curso de informática para comunidade carente

Criado: Terça, 22 de Março de 2022, 15h51 | Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 15h51 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 16h19

Ação oportunizou inclusão digital e capacitação profissional para moradores do Residencial Carmem do Prado Leite

Por Carole Ferreira da Cruz

Curso Informatica capa.jpgO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou o Curso de Informática Básica para 30 moradores do Residencial Carmem do Prado Leite, localizado no Bairro Estancinha. A ação de responsabilidade social, que atendeu demanda da comunidade por capacitação profissional e inclusão digital, foi fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura do Município de Estância (Seinfra) e a empresa Souza Carvalho Projetos Sociais.

O curso foi ofertado para duas turmas no Laboratório de Informática (LAB1) do campus, de 24 de janeiro a 11 de fevereiro e de 14 de fevereiro a 10 de março.  “A oferta do curso foi de suma importância porque serviu como primeiro acesso e contato dos participantes à estrutura de uma escola da rede federal profissional e tecnológica. Além disso, o fator de inclusão social e digital possibilitado pela formação propiciou ainda a abertura de portas para o mercado de trabalho”, afirmou o coordenador da Assistência Estudantil, Deivesson de Sousa Lima.

Oportunidades

A ação oportunizou ao aluno do Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica do IFS, Marcus Vinícius Vieira de Santana, atuar como instrutor e devolver parteCurso Informatica foto2.jpg dos conhecimentos adquiridos na instituição à comunidade. Em contrapartida, a estudante Ana Vitória usou o que aprendeu para ser aprovada na seleção de Jovem Aprendiz da Caixa Econômica. “Agradeço às instruções que recebi, que me garantiram o diferencial na seleção, já que aprendi a fazer planilhas e documentos digitais”, reconheceu Ana Vitória.

O LAB1 integra o projeto de reforma do pátio tecnológico do IFS aprovado em emenda parlamentar no ano de 2019. A entrega dos certificados ocorreu no último dia 10, no auditório do campus, e contou com a participação do coordenador da Assistência Estudantil, Deivesson Lima, da secretária adjunta de Assistência Social, Marta Monteiro, da diretora de Habitação da Seinfra, professora Maria de Fátima, da assistente social da Seinfra, Heide Mariane, das representantes da Empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, Maria Auxiliadora de Souza Carvalho e Onildete Salimbeni, e do líder do residencial, Marcone Santos.