Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Jornada Pedagógica de Estância resgata memória afetiva dos professores
VOLTA ÀS AULAS

Jornada Pedagógica de Estância resgata memória afetiva dos professores

Criado: Quinta, 31 de Março de 2022, 12h29 | Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 12h29 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 16h29

Programação buscou fortalecer sentimento de pertencimento institucional e apresentar cultura estanciana aos docentes

*Por Carole Ferreira da Cruz

Tour Estancia JornadaCapa Após mais de dois anos de aulas remotas no contexto da pandemia de Covid-19, os professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância se reencontraram e tiveram a oportunidade de conhecer os novos colegas durante a Jornada Pedagógica 2022. Toda a organização do evento foi pensada na perspectiva de integrar, acolher e reconectar o corpo docente à vida acadêmica e à memória da instituição.

A programação iniciou com café da manhã coletivo e visita histórica guiada aos pontos turísticos do município de Estância, que incluiu a declamação do cordel “Sou latino, americano, brasileiro, sergipano:Tour Estancia Jornada1 sou gente”, de autoria do coordenador de Assistência Estudantil, Deivesson de Sousa Lima, e do poema de Jorge Amado em homenagem a Estância, pelo servidor terceirizado, ator e professor de teatro, Paulo Ricardo dos Santos.

Tour Estancia Jornada3A jornada contou ainda com dinâmicas de grupo, reunião com os coordenadores para apresentação do planejamento dos cursos e da proposta de integração curricular, prestação de contas da gestão do campus e várias atividades de interação. O evento começou no último dia 25, foi retomado em 31 de março e será finalizada nesta sexta, no dia 1° de abril.

PARTILHA

Os professores partilharam momentos de descontração e aprendizado, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o local onde trabalham e fortaleceram o sentimento de pertencimento institucional. “A visita guiada nos permitiu esse olhar sobre a cultura, a história e os pontos turísticos de Estância, o que foi bastante enriquecedor para que pudéssemos entender melhor a cidade e as pessoas que vivem nela, sobretudo os nossos alunos”, entatizou o professor Matheus Canuto.

Poder participar de atividades que resgataram a memória afetiva do ambiente de trabalho comoveu vários professores, como Arilmara Abade Bandeira, que destacouTour Estancia Jornada2 o cuidado da equipe pedagógica no acolhimento aos docentes e a iniciativa de apresentar a riqueza cultural de Estância, por onde passaram diversos nomes ilustres, como D. Pedro e Jorge Amado, e onde nasceram artistas consagrados como Zé de Dome, Félix Mendes e Constantino de Sousa.

“A palavra é gratidão. Gratidão pelo carinho com que fomos recebidos hoje e todos os dias, gratidão por adquirir mais conhecimentos sobre a cidade aonde trabalhamos, gratidão por cada detalhe da decoração da sala, gratidão pelo texto lido, gratidão pela dinâmica de integração..., gratidão por fazer parte da família Campus Estância”, agradeceu Arilmara Bandeira.

Para a diretora do IFS - Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, a Jornada Pedagógica cumpriu o objetivo de reintegrar, confraternizar e fortalecer os laços afetivos dos docentes. “Sempre tivemos um ambiente profissional rico, fraterno e produtivo, em que as decisões são construídas coletivamente e todos sempre dão o seu melhor. Buscamos resgatar essa memória e seguir ainda mais fortes e unidos para encarar os desafios que virão”, ressaltou.