Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Festival Ibero-Americano: Campus São Cristóvão promoveu imersão cultural

Festival Ibero-Americano: Campus São Cristóvão promoveu imersão cultural

Criado: Terça, 17 de Janeiro de 2023, 16h52 | Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2023, 16h52 | Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2023, 17h08

Nova edição do festival mobilizou estudantes

WhatsApp Image 2023 01 17 at 15.57.39Percorrer as ruas da Colômbia, provar um pouco da culinária galiza, conhecer a agitada política da Guiné Equatorial, bem como experienciar um pouco da cultura de diversos países por meio de suas expressões artísticas distintas, foi possível no Festival Ibero-Americano. O evento foi realizado no Instituto Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão, na manhã do último sábado, 14.

Os espaços decorados foram um convite à visitação. Recursos multimídia permitiram andar pelas ruas de Bogotá WhatsApp Image 2023 01 17 at 16.07.48e conhecer as fazendas aquáticas localizadas na Galícia. As manifestações artísticas tiveram destaque. Os discentes fizeram uma representação do lambe-sujo, grupo tradicional sergipano; encenaram e declamaram textos de poetas – como o costarriquenho Jorge Debravo e outros ícones da cultura ibero-americana. A musicalidade também se fez presente. O coral com a regência e preparação dos professores Elias Santos e Leonardo Araújo, composto por estudantes, retratou a WhatsApp Image 2023 01 17 at 16.12.13identidade nacional com as composições Cantos de Taieiras e Ciranda Praiera.

A discente Carla Santos assegura que o evento permitiu uma maior compreensão do mundo. “Foi possível conhecer outros países que a gente não tem acesso todos os dias no Brasil. A saída da caixa foi muito importante. É um tipo de atividade que deve acontecer em todas as escolas”, aponta. Além disso, (permitiu) despertar e fortalecer a alteridade – através da pesquisa sobre a cultura de outros países – e a consciência da identidade latino-americana”, explica Maria da Conceição Palanca, professora e presidente da comissão responsável pela iniciativa.

Ambientado no Sábado Integrador, atividade que possibilita a realização de eventos temáticos, o Festival reuniu estudantes do ensino médio, docentes, técnicos administrativos e possibilitou imersão de cultura, arte e consciência democrática.