Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Encontro com escritores: série de eventos promove a literatura regional
LITERATURA

Encontro com escritores: série de eventos promove a literatura regional

Criado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 11h05 | Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 11h05 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 13h30

Autores e estudantes discutem literatura no Campus São Cristóvão

Foto 1No Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão é possível estar na Biblioteca João Ribeiro e dialogar com diversos autores convidados. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo professor de língua portuguesa, Reginaldo de Jesus, que realiza uma série de conversações intitulada: Encontro com Escritores. O projeto permite despertar o interesse dos estudantes pela literatura, por meio de discussões que geram o enriquecimento recíproco.

Os convidados são, majoritariamente, escritores sergipanos. Fato que remete à criação do projeto. “Eu sempre quis conversar pessoalmente com escritores quando fui aluno, mas essa conversa só se deu quando os lia. E no caso dos escritores sergipanos, nós não conhecíamos nenhum, porque nem seus livros eram trazidos para a sala de aula”, explica o autor do projeto. Ele destaca, ainda, o ineditismo da atividade:
“Nenhum de meus professores desenvolveu um projeto similar ao que faço. Como professor, eu sabia que poderia convidar escritores sergipanos para um bate-papo com meus alunos, com tema previamente definido”, frisa.

Foto 6Neste ano letivo, participaram dos encontros os escritores: Taylane Cruz, Jozailto Lima, Ronaldson, Acácia Rios e Jeová Santana. Ter a biblioteca como anfitriã dos trabalhos desperta nos estudantes a curiosidade pelas demais obras. “Esses tipos de eventos literários realizados na biblioteca João Ribeiro agregam valor ao campus e aproximam os estudantes do ambiente de leitura”, assegura Jacilene Oliveira, bibliotecária. “As melhores edições de meu projeto se deram em parceria com nossa bibliotecária Jacilene e algumas de suas assistentes”, enfatiza o docente.

Os encontros representam uma singular maneira de realizar o ensino da língua portuguesa, especialmente, no âmbito da literatura. “São essenciais em diversos sentidos. O mais importante deles é porque constituem o cume de um momento de contato com escritores da terra que não aparecem nos livros didáticos por uma questão de cânone, já que esses livros privilegiam os escritores conhecidos nacionalmente”, observa o professor. Ele ressalta que os autores e suas obras são discutidos em sala de aula.

Autores

De acordo com o idealizador do projeto, a série de encontros com escritores contemporâneos da literatura sergipana agrega valores culturais aos discentes. Trata-se de um relevante meio para aproximar o leitor, bem como introduzir nos estudantes a sensação de pertencimento e inspirar a nova geração.

Em maio, Taylane Cruz, autora da obra ‘O sol dos dias’, iniciou as atividades com a temática ‘Livros e literatura: uma ponte para a vida’. Os poetas Jozailto Lima e Ronaldson foram os convidados do encontro no mês de julho. Eles abordaram o tema ‘O peso da memória: palavras e imagens’. Acácia Rios trouxe ao campus, em novembro, ‘O processo de criação do romance Rolé de Quarta-feira’. Por fim, a edição deste ano foi encerrada, em janeiro, por Jeová Santana em ‘Uma conversa sobre a palavra literatura’.

Foto 4Foto 2

Foro3

Integração

Em todas as edições da série de encontros, os estudantes participaram ativamente. Além da leitura e discussões prévias das obras, homenagearam os convidados. Para isso, foram apresentadas, conforme o professor Reginaldo de Jesus, dramatizações de contos ou episódios de romances, poemas foram recitados, os estudantes cantaram e/ou tocaram músicas relacionadas aos textos dos convidados, entre outras representações artísticas.

Concepção

O projeto Encontro com Escritores celebra 26 anos. A iniciativa teve como primeiro participante Ronaldson, poeta e artista plástico. Na ocasião, diz o professor, havia lançado o livro ‘Questão de íris’. “De lá para cá, esse evento se tornou anual, exceto por poucos anos, incluindo os dois anos de pandemia do coronavírus. Até o momento, trouxe dez escritores, cinco escritoras e um cineasta paraibano, além de um professor do Campus Aracaju que estava defendendo tese de doutoramento sobre música”, descreve.

A série de encontros é uma atividade inovadora e indispensável. “Na biblioteca, todos concordamos que os encontros literários são atividades necessárias para o estudante. Eles promovem incentivo e oportunizam o hábito e o gosto pela leitura, além de ampliarem a criatividade, o acesso às diferentes culturas, permitem expandir os horizontes e melhorar a comunicação”, assegura Jacilene Oliveira.

Biblioteca João Ribeiro

A biblioteca do Campus São Cristóvão dispõe de diversos exemplares de autores sergipanos. O acervo foi criado a partir do projeto. “A maior parte dessas obras foram doadas pelos escritores, nos dias dos encontros. Outra parte foi comprada por minha indicação”, aponta Reginaldo de Jesus. Uma ótima opção de leitura no período de férias que se aproxima.