Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Eventos de integração e debates marcam o início das aulas no Campus São Cristóvão
Volta às aulas

Criado: Sexta, 17 de Março de 2023, 12h47 | Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 12h47 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 12h50

Jornada Pedagógica e Acolhimento Estudantil atraem docentes e discentes

WhatsApp Image 2023 03 10 at 18.13.41A escola é um organismo sempre em movimento. Está continuamente em processo de adaptação e atualização, um exercício importante para fortalecer relações e discutir temas relevantes no âmbito pedagógico. Em busca de construir pontes com docentes e estudantes, bem como fomentar o diálogo, o Campus São Cristóvão iniciou o ano letivo com a Jornada Pedagógica e o Acolhimento Estudantil realizados nos dias 10, 13 e 14 de março, na unidade de ensino.

Danise Gonçalves, pedagoga, explica que a escola é cotidianamente dinâmica e o encontro foi importante para pensar coletivamente ações de melhoria para o processo educacional. “Foi um momento para promover reflexões sobre a prática pedagógica. Diante da avaliação pedagógica do ano letivo de 2022, observou-se a necessidade de oportunizar o debate sobre aspectos primordiais do processo ensino-aprendizagem no Campus São Cristóvão”, observa.

A professora Raquel Anne Ribeiro concorda que a troca de experiências foi benéfica para os participantes e para o avanço do processo pedagógico. “Após os desafios da pandemia Covid-19, sabemos que a mudança é necessária e novas metodologias pedagógicas devem ser adotadas. A jornada possibilitou momentos de discussões e de reflexões sobre a nova realidade. Esses encontros são importantes para aprendermos e evoluirmos”, destaca.

Debater as transformações e adaptações do ensino geram ganhos significativos para a comunidade acadêmica. O diretor-geral do Campus São Cristóvão, Marco Arlindo Nery, falou sobre os desafios da prática docente com o advento da Inteligência Artificial, citando como exemplo o ChatGPT, e os impactos na educação.

Acolhimento Estudantil

WhatsApp Image 2023 03 17 at 12.11.28Mais que receber os novos alunos, é preciso acolhê-los. Acolhimento é espaço de integração, de conhecer o outro, de falar, mas, também, de ouvir. Monique Santos, assistente de aluno e presidente da comissão organizadora do evento, revela que a atividade buscou um acolhimento afetuoso e dinâmico. “Ele foi pensado de uma maneira que o aluno pudesse ter uma imersão real do que seria o ambiente acadêmico”, diz.

A programação variada agradou os estudantes. “Foi possível construir bate-papos educativos com cada turma ingressante”, frisa Monique. “Eu não conhecia completamente o Campus. Achei muito lindo o cuidado que vocês têm com a gente. Gostei bastante do momento de boas-vindas, realizado no auditório”, comemora Maria Aparecida Santos, estudante do curso de Agropecuária.

Os benefícios da recepção aos estudantes são perceptíveis durante o ano. “O acolhimento estudantil, além de fortalecer o vínculo família/escola, trouxe de forma positiva o sentimento de pertencimento e confiança para todos os envolvidos na comunidade escolar, sendo garantia para um ano letivo de sucesso”, analisa Ana Elma Hora, psicopedagoga. Para Jennifer Dantas, estudante de Agropecuária, o sentimento de pertença é fundamental no processo ensino e aprendizagem: “Sentimos satisfação ao saber que existem pessoas para nos apoiar”, aponta.