Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Campus São Cristóvão: SNCT mobiliza estudantes e atrai visitantes

Campus São Cristóvão: SNCT mobiliza estudantes e atrai visitantes

Criado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 09h29 | Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 09h29 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 08h53

Eventos simultâneos possibilitaram uma imersão no conhecimento

Abertura 1A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada no Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe (IFS), na última semana, proporcionou aos participantes uma imersão no conhecimento de modo didático, criativo e integrador. A programação múltipla, em virtude de uma série de iniciativas, como a II Mostra AgroEcoBio e Semana Acadêmica dos Cursos, mobilizou a comunidade e acolheu estudantes externos, resultando na celebração do conhecimento e da inovação.

O auditório lotado, na solenidade de abertura, antecipava o sucesso do evento. Resultado de um esforço coletivo em prol do Agroindústria 2fomento da ciência e tecnologia. O diferencial da SNCT 2023 foi a cooperação efetiva dos estudantes, estimulando o sentimento de pertencimento. Eles atuaram desde a abertura – na execução do hino nacional e apresentação cultural – ornamentaram salas, engajaram-se na recepção das escolas convidadas e, sobretudo, participaram das atividades preparadas para eles: campeonatos, atividades esportivas, palestras e oficinas.

Semana Acadêmica dos Cursos

Of. defensivos 1A Semana Acadêmica dos Cursos integra o calendário de eventos institucional. Uma oportunidade para ampliar conhecimentos por meio da aplicação de conteúdos ministrados em aulas, da realização de atividades extracurriculares e do contato com importantes profissionais de diversos campos de atuação. Adicionalmente, para a execução de algumas atividades práticas, estudantes convidados tiveram a oportunidade de desenvolver ações com discentes do campus, suscitando vivências marcantes para todos. Para a aluna Júlia Cibele, do colégio Hamilton Alves Rocha, a oficina de produção de adubos e defensivos naturais possibilitou vislumbrar o uso da técnica no seu contexto familiar. “Foi muito legal, irei aplicar na horta do meu avô”, comemorou.

IMG 4630Ao reunir múltiplos eventos, a SNCT permitiu atender aos diversos públicos, segmentados por áreas. A programação dirigida foi pensada estrategicamente para cativar os discentes. “Dentre as atividades voltadas para os estudantes dos cursos técnicos, destaco a peça teatral ‘O Meio Ambiente Exige Socorro', as oficinas, os desafios digitais, a visita técnica e o I Campeonato de Foguetes de Garrafas PET que, em sua primeira edição, foi o maior sucesso deixando os estudantes entusiasmados para o próximo ano”, ressaltou Érica Moraes, coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus.

Agropecuária 4 1

Aquicultura 2 1Informática 1

II Mostra AgroEcoBio

Lab 1 1O evento promovido pelos cursos de Agroecologia, Alimentos e Ciências Biológicas possibilitou a difusão científica, por meio de palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos e atividades dirigidas ao público externo. Intitulada ‘O IFS de portas abertas para o avanço da ciência e o desenvolvimento sustentável’, a Mostra recebeu cerca de 300 estudantes dos colégios estaduais: Glorita Portugal, Armindo Guaraná, Hamilton Alves Rocha e Gaspar Lourenço. Os estudantes percorreram estações lúdico-científicas e tiveram um primeiro contato com a gama de cursos superiores oferecidos pela Instituição, uma Agroecologia 3 1experiência marcante para os munícipes de São Cristóvão.

Camila Marcelino, docente do Glorita Portugal, explicou que a participação dos estudantes foi importante para terem acesso à estrutura e a formação ofertada pelo Instituto. Salientou que o IFS - Campus São Cristóvão representa uma possibilidade de acesso para cursos técnicos e de graduação. “A gente percebe que os ex-alunos do IFS tem um diferencial na formação”, observou.

Agroecologia 2 1 WhatsApp Image 2023 10 26 at 09.57.26Dinossauros 2 1

Processo seletivo

O IFS - Campus São Cristóvão está com inscrições abertas para o Processo Seletivo. Os estudantes que desejam cursar o ensino médio podem concorrer às vagas dos cursos técnicos integrados ao nível médio (Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura e Manutenção e Suporte em Informática). As inscrições são gratuitas, on-line e acontecem até 29 de dezembro.

Para os candidatos que concluíram o ensino médio são disponibilizadas vagas para os cursos técnicos na forma subsequente (Agropecuária, Agroindústria, Agrimensura, Manutenção e Suporte em Informática) e graduação (Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Alimentos e Licenciatura em Ciências Biológicas). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo portal do processo seletivo, até 13 de novembro.

Mais informações: ifs.edu.br