Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Egresso do Campus São Cristóvão ministra palestra na COP 28
CARREIRA

Egresso do Campus São Cristóvão ministra palestra na COP 28

Criado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 11h19 | Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 11h19 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 12h28

Conferência reuniu representantes de 195 países

Erleyvaldo Bispo Águas ResilientesO Campus São Cristóvão, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), tem na sua gênese atuar na formação do indivíduo, a fim de torná-lo agente de mudança social, a partir da transformação da realidade local. Por vezes, a capacidade de transformar rompe fronteiras. Erleyvaldo Bispo, ex-aluno do Campus e fundador da startup Águas Resilientes, participou da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), encerrada na última semana, nos Emirados Árabes Unidos.

Engajado na pauta ambiental, ministrou palestra intitulada ‘Sinergia Cultural do Clima: Protegendo o Patrimônio em um Mundo em Transformação’, no pavilhão do Governo do Nepal. Na ocasião, advertiu o público acerca dos movimentos migratórios provocados pela instabilidade no clima, acarretada pelos danos ambientais. “Foi uma grande oportunidade para dar visibilidade às perdas culturais e sociais que as alterações climáticas acabam ocasionando em uma comunidade ou, até mesmo, em um país”, destacou.

Erleyvaldo Bispo Águas Resilientes 2A Conferência trouxe muitos avanços, mas, também, alguns retrocessos. Bispo defendeu que os líderes sejam mais audaciosos no enfrentamento às mudanças climáticas. Para ele, é essencial uma reação proativa das lideranças, ao nível que as variações no clima necessitam. “Precisamos de planos de adaptação e mitigação, porque os eventos climáticos extremos farão parte da nossa rotina. É necessário incluir, urgentemente, a juventude indígena, quilombola, ribeirinha, negra e parda, na tomada de decisão, porque somos os maiores impactados com as alterações climáticas”, reforçou.

Além da palestra e participação em uma série de atividades da COP 28, Bispo foi o único brasileiro convidado para um jantar organizado pelo Governo da Holanda, com a presença do primeiro-ministro, Mark Rutte, de outras autoridades holandesas e do primeiro-ministro de Curaçao, Gilmar Pisas. Bem articulado, aproveitou a oportunidade para realizar perguntas sobre a Amazônia, a transição energética, a água, o saneamento, a economia e o investimento em projetos de mitigação de danos em países do Sul Global, como o Brasil.

NCST 30112023 COP28 NL Embassy DXB 3494 NCST 30112023 COP28 NL Embassy DXB 36 NCST 30112023 COP28 NL Embassy DXB 3439

Águas Resilientes

Técnico em Agropecuária, pelo IFS- Campus São Cristóvão, e Engenheiro Florestal, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Erleyvaldo Bispo adquiriu expertise para fundar a Águas Resilientes. A startup, criada em 2019, tem o propósito de ampliar o acesso à água, ao saneamento e promover a educação ambiental. “Tenho muito orgulho de ter sido estudante do Campus São Cristóvão. Foi essencial para ter me tornado quem sou, pois foi o meu primeiro contato com a ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade”, ressaltou.

Neste ano, a startup – em parceria com o Voz das Comunidades, a We are Tomorrow Global Partnership e o Governo da Holanda – realizou o evento ‘Água & Clima em Todos os Lugares’. Segundo os organizadores, tratou-se de uma iniciativa pioneira no movimento pela preservação das águas e pelo enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil. O resultado da ação foi apresentado na COP 28.