Página inicial > Últimas Notícias > Administração > IFS apresenta 30 boas práticas de gestão: destaque para criação de vídeos tutoriais e para iniciativa de preservação do patrimônio público
GESTÃO PÚBLICA

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 16h29

A 1ª Mostra Conectando Boas Práticas buscou evidenciar atividades inspiradoras testadas e implementadas no âmbito da instituição, com potencial de replicabilidade em outras unidades do IFS

1Em meio à pandemia, o desafio de se adaptar às tecnologias se mostrou presente para muitos educadores. No Campus São Cristóvão, Antônio José de Jesus Santos, professor de física e experiente produtor de vídeos, percebeu essa dificuldade e resolveu agir. "A ideia surgiu ao observar que muitos docentes não tinham habilidade para usar plataformas digitais, como o Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e o Google For Education", conta Antônio. Seus vídeos didáticos, que demonstravam o uso destas plataformas, alcançaram não só o IFS, mas também outras instituições, somando mais de 6 mil visualizações. A 1ª Mostra Conectando Boas Práticas realizada hoje, 30, e que continuará durante toda a tarde de amanhã, no Instituto Federal de Sergipe (IFS), foi uma oportunidade de exibir projetos como o de Antônio, que impactaram positivamente a comunidade acadêmica.

2Uma das maiores entusiastas da qualidade das práticas administrativas apresentadas pelos servidores foi a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, que celebrou a relevância de iniciativas como a Mostra: "Este evento é inovador, pois busca exibir, tanto internamente quanto para a sociedade, as soluções encontradas no Instituto. Não basta apenas identificar os problemas; precisamos buscar soluções, que têm surgido", aponta a reitora. Ela destacou, sobretudo, os cursos virtuais ministrados pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) voltados à saúde do servidor, que foram elogiados no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

3A Mostra não se restringiu apenas a inovações tecnológicas como as promovidas por Antônio, mas também deu destaque à conscientização acerca da responsabilidade com o patrimônio público. José Sérgio Filgueiras Costa, professor do Campus Tobias Barreto, liderou uma iniciativa que buscava sensibilizar alunos, servidores e terceirizados sobre a importância da preservação do bem público. "Nosso objetivo é conscientizar a comunidade sobre a utilização racional e o cuidado com os bens públicos, visando o bem-estar coletivo e a sustentabilidade", comenta Costa. Ele exemplifica com uma situação comum: "Ao deixar uma porta aberta enquanto usa um aparelho de ar condicionado, o resultado é seu desgaste precoce. Isso pode levar, no futuro, a reparos ou até a necessidade de uma substituição. Assim, é fundamental enfatizar a importância de cuidar do patrimônio público".

Carlos Menezes de Souza Júnior, pró-reitor de gestão de pessoas, destaca a relevância da 1ª Mostra Conectando Boas Práticas: "Nosso objetivo era destacar as excelentes práticas que o IFS tem implementado e que têm gerado resultados positivos", comenta o pró-reitor, que ainda expressa o seu profundo respeito e admiração pelos servidores públicos: "São eles os responsáveis por operacionalizar as atividades na instituição, entregando à sociedade um trabalho notável em termos de impacto e qualidade social".

O primeiro dia de evento contou ainda com a presença do secretário de estado da Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Elias Teles de Meneses, e de Gilvanete Barbosa Losilla, da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe.