Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Administração > Manual busca facilitar avaliação de desempenho e o fluxo da comunicação
Início do conteúdo da página
eficiência

Manual busca facilitar avaliação de desempenho e o fluxo da comunicação

Criado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 11h05 | Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 11h05 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 14h25

servidores trabalhando em computadoresDocumento foi publicado pelo Escritório de Processos em formato eletrônico

Dentro do Instituto Federal de Sergipe (IFS), o Escritório de Processos é responsável por desenvolver soluções que facilitem e otimizem o controle do fluxo de trabalho. Consciente do seu papel, o setor acabou de lançar, em formato eletrônico, o primeiro Manual de Mapeamento de Processos. O documento traz como exemplo as atividades da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) para apresentar, de forma sintetizada, os conceitos ligados ao mapeamento de processos. A intenção é a de que os demais setores da instituição apliquem as técnicas para melhorar as avaliações de desempenho e a comunicação organizacional.

A implementação dessa nova metodologia de ciclo processual busca otimizar a execução das atividades, uma vez que processos estruturados de forma insatisfatória é dispendioso e torna a gestão pouco eficiente no cumprimento dos seus objetivos. Com o mapeamento, o controle das informações na base de dados torna-se de fácil acesso sobretudo pela possibilidade de monitoramento e análise das rotinas de trabalho. O manual de mapeamento de processsos da Prodin teve como base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Regimento Interno do IFS, além de ter utilizado a metodologia do Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK).

Para o administrador Márcio de Souza Costa, chefe do Escritório de Processos e organizador do Manual de Mapeamento de Processos, o documento representa um marco na história do IFS. “Pela primeira vez, um setor está com os seus principais processos mapeados na notação BPMN através do Bizagi, que são as técnicas e as ferramentas mais utilizadas no momento pelas organizações. A intenção agora é disseminar esse modelo inovador para as demais unidades da instituição”, explica.

Acesse o manual

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57