Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos do Campus Itabaiana realizam doação de sangue no Hemose

Alunos do Campus Itabaiana realizam doação de sangue no Hemose

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 11h42 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
Foto 1 - Equipe do servico de captacao do hemose fala sobre soacao de sangue - Foto - Ascom FSPHAtravés de um gesto simples, qualquer cidadão em bom estado de saúde pode colaborar com a doação de sangue. Na última quinta-feira, 3, um grupo de dez alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana, compareceu ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para conhecer o serviço e contribuir com o estoque de sangue do Hemocentro.

Na ocasião, o grupo foi acolhido pela equipe do serviço de Captação de Doadores, que prestou informações sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas no atendimento da rede hospitalar. "Parte da população desconhece o serviço ou tem medo da agulha. Os jovens podem ajudar multiplicando as informações no ambiente familiar, escolar e social", destaca a enfermeira da Coleta do Hemose, Riane Espinheira.

Foto 2 - Roseane dos Santos - Foto - Ascom - FSPHA aluna do curso de Manutenção e Suporte em Informação, Roseane dos Santos, não escondeu a satisfação em doar. Ela relatou que os pais apoiaram a iniciativa. "Como sou menor de idade, eles assinaram a autorização e disseram que a doação é uma causa importante", comenta.

"Eu sempre tive curiosidade, por isso aproveitei a oportunidade para participar da campanha do IFS", diz a aluna Karolayne de Jesus. Para a estudante Rosemare da Silva Souza, a palestra foi um incentivo para vencer o medo. "Doei para ajudar a salvar vidas", afirma.

Estimulado pelas colegas de curso, o estudante João Victor também doou sangue pela primeira vez. "Quando sentei na cadeira, fiquei um pouco apreensivo, mas depois que o sangue começa a passar para a bolsa é tranquilo e rápido", avalia.

Foto 3 - João Victor - Foto - Ascom FSPH Foto 4 - Karolayne e Rosemare - Foto - Ascom - FSPH Foto 5 - Rafaelly Campos - Foto - Ascom - FSPH

Conforme a pedagoga Rafaely Campos, a campanha de incentivo a doação de sangue integra um conjunto de ações educativas realizadas pelos serviços de Pedagogia e Assistência Social do IFS. "Iniciamos essa primeira campanha com os alunos do ensino médio e técnico. A próxima irá envolver outras turmas de cursos técnicos", ressalta.

Fonte: Ascom/Hemose