Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > IFS anuncia edital para Programa de Intercâmbios 'Caminhos Amefricanos' com foco em igualdade racial
INTERCÂMBIO

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 09h27

Iniciativa selecionará 50 candidatos para estudos em Moçambique e terá como foco o combate ao racismo

Programa Caminhos AmefricanosO Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Assessoria de Relações Internacionais, anunciou a abertura do edital da CAPES "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul - Edição Moçambique". Este programa é uma oportunidade para estudantes brasileiros interessados em contribuir com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. A iniciativa selecionará até 50 candidatos para participar de um programa de estudos de curta duração na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.

A estrutura do programa inclui um curso on-line obrigatório de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana, seguido por uma Capacitação/Visita Técnica na Universidade Pedagógica de Maputo. O curso acontecerá em 2024 e terá a duração de 15 dias. Os alunos também participarão de diversas atividades acadêmicas, vão elaborar relatórios e terão de apresentar as produções científicas realizadas durante o programa. O suporte financeiro será oferecido a cada participante selecionado.

Para Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor internacional do IFS, o edital Caminhos Amefricanos, na edição Moçambique, representa um marco importante na missão de promover a igualdade racial e o combate ao racismo. "Através desta experiência internacional, esperamos enriquecer o conhecimento dos nossos alunos sobre questões raciais e culturais, fortalecendo assim a nossa comunidade acadêmica", aponta.

Inscrições e seleção

As inscrições estão abertas até 04 de janeiro de 2024, e podem ser realizadas através do formulário online disponível no site da CAPES. O processo seletivo será realizado em cinco etapas, que incluem análise técnica, análise de mérito, priorização, comissão de heteroidentificação (se necessário) e resultado preliminar pela CAPES.

O público-alvo do programa inclui estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que não tenham recebido bolsas ou benefícios semelhantes nos últimos dois anos. É essencial que os candidatos sejam discentes de cursos de Licenciatura em Instituições de Ensino Superior públicas, estejam matriculados a partir do 5º semestre e estejam vinculados a NEABs, NEABIs ou grupos correlatos.

Para mais informações sobre a documentação necessária e os critérios de seleção, os interessados devem consultar o edital completo disponível no site do governo. Este programa é uma iniciativa que converge com as ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFS, enfatizando o compromisso da instituição com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.