Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Inscrições no programa Jovens Embaixadores podem ser feitas até 9 de agosto

Inscrições no programa Jovens Embaixadores podem ser feitas até 9 de agosto

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 09h00 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
embaixador2Os alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) que tiverem interesse em representar o estado em uma missão fora do país, além de aprimorar os seus conhecimentos em língua inglesa, podem se inscrever até o dia 9 de agosto no programa Jovens Embaixadores. Essa é uma iniciativa que seleciona estudantes para um intercâmbio de três meses nos EUA, mantida pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

Diversos alunos do IFS já foram selecionados pelo programa, a exemplo de Cassiano Santana e Rangel Amorim, ambos do Campus Lagarto. Este último embarcou para os Estados Unidos em janeiro de 2013, cumprindo uma agenda repleta de atividades. Nos EUA, ficou hospedado em Washington, onde visitou monumentos e participou de reuniões e palestras com autoridades americanas e diretores de ONGs locais. "Eu também fiquei hospedado em Tulsa, Oklahoma, e lá fui recebido por uma família americana. Em Tulsa, além de fazer voluntariado, visitar empresas e ter palestras, também frequentei uma escola por duas semanas", ressalta Rangel.

À época da sua seleção, Cassiano fez questão de estimular outros alunos a se inscreverem no programa. "Gostaria de convidar os estudantes para participar, pois podemos mostrar que somos sim capazes de conseguir. Venho de uma família muito simples, sempre estudei em escola pública, fui bolsista em uma escola de idiomas e sempre sonhei muito alto. O primeiro passo é sonhar, depois é trabalhar em prol da realização desse sonho", enfatiza.

Inscrições

Podem se inscrever no Jovens Embaixadores alunos do Ensino Médio da rede pública, com idade entre 15 e 18 anos, envolvidos em atividades sociais de caráter voluntário. É preciso também ter excelente desempenho escolar, habilidade para se comunicar, domínio do inglês e nunca ter viajado aos Estados Unidos, além de outros requisitos.
As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de uma ficha disponível na página do programa no Facebook. Os inscritos devem ficar atentos à resposta com relação à aprovação para a segunda etapa.

As fases seguintes envolvem envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da Embaixada Americana à residência da família. A lista com os nomes dos selecionados será divulgada no dia 23 de outubro. A viagem aos Estados Unidos está prevista para o mês de janeiro de 2016.

Para obter mais informações e se inscrever, acesse a página do programa no Facebook ou o site do programa.