Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Reitor do IFS participa de missão na Finlândia

Reitor do IFS participa de missão na Finlândia

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 16h56 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
FILANDIAConhecer o sistema educacional finlandês, observar a relação das universidades com as empresas, prospectar parcerias e discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro na Finlândia são alguns dos objetivos da delegação brasileira, à qual o reitor do Instituto Federal de Sergipe, Ailton Ribeiro de Oliveira, faz parte. A missão técnica foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A delegação é composta de reitores, assessores de Relações Internacionais das instituições da Rede Federal e representante do Ministério da Educação (MEC), que estão visitando universidades e empresas na capital finlandesa, Helsinque, e nas cidades de Hamelina, Tampere e Turku. A programação inclui debates, apresentação do sistema educacional brasileiro e participação em seminários.

FILANDIA-2Na análise do reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, trata-se de um importante momento para a educação brasileira. "Estamos conhecendo de perto como funciona um dos sistemas educacionais mais reconhecidos do mundo, com alunos se destacando nas primeiras posições da principal avaliação internacional de estudantes, o Pisa. Trata-se de um país que conseguiu revolucionar seu sistema em algumas décadas e que, hoje, é exemplo mundial apontado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE ) e pela ONU, com o Índice de Educação Global, no qual a Finlândia integra o primeiro lugar", relata.

Para a realização da missão, o Conif conta com o apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil, do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

Professores para o futuro – Em 2014 e 2015, ao total, 62 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, inclusive do próprio Instituto Federal de Sergipe (IFS), foram selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o futuro realizaram intercâmbio de capacitação naquele país do norte europeu. A iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas na Finlândia.

Com informações da Ascom/CONIF