Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > IFS recepciona aluno participante de intercâmbio nos EUA

IFS recepciona aluno participante de intercâmbio nos EUA

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2016, 15h25 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
ok1Fomentar a participação de seus discentes em programas de mobilidade é um dos principais focos do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O mais recente resultado deste trabalho é o caso do aluno Bruno Santos Nascimento, do curso integrado de Redes de Computadores, que participou de intercâmbio no Jackson College, localizado no Michigan – Estados Unidos. Para incentivar mais jovens a participarem das diversas iniciativas internacionais promovidas pela instituição, foi realizado evento de recepção ao discente na tarde da última quarta-feira, dia 6, no auditório do Campus Lagarto.

ok3Durante a cerimônia, Bruno Nascimento exibiu uma apresentação com detalhes de seu dia a dia durante o período de sua experiência. "Para além do conhecimento dentro da sala de aula, é imensurável o aprendizado que esta oportunidade me proporcionou. Desde a troca de informações técnicas da área, passando pela descoberta de demais culturas através de outros intercambistas, a prática do idioma e até o fato de ter que resolver certas situações longe de parentes contribuíram para uma nova formação minha enquanto pessoa e futuro profissional", relatou o estudante aos colegas de IFS.

Na análise do reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, este é mais um resultado do empenho da gestão em proporcionar a seus discentes todas as oportunidades possíveis, com foco em uma educação além-fronteiras. "O programa de mobilidade com o Jackson College foi fruto de uma parceria com o IFS e Instituto Federal de Alagoas. Fomos pessoalmente conhecer a instituição e assinar a parceria que prevê oportunidades de intercâmbio de estudantes e docentes americanos no Brasil, bem como oportunidades para alunos brasileiros visitarem o Jackson College", explica o reitor.

ok5 ok2 ok4

Para o diretor do Campus Lagarto, Osman dos Santos, é importante que o estudante tenha uma formação internacionalizada e acesso a tecnologias utilizadas nos principais centros de suas áreas. "Particularmente tive esta oportunidade enquanto realizava doutorado e posso dizer que foi enriquecedora. Testemunhamos hoje a vivência de um aluno de ensino médio, que em seus primeiros passos no conhecimento técnico já buscou e vivenciou a experiência do intercâmbio. Vocês, demais alunos, também podem", convocou.

Oportunidades para todos

ok8De acordo com Daniele Almeida, assessora de Relações Internacionais e diretora de Assistência Estudantil, o objetivo do evento de recepção ao aluno foi impulsionar uma maior participação nos programas de mobilidade. "Além de iniciativas específicas do IFS, como foi esse o caso, o Governo Federal também disponibiliza muitas oportunidades de intercâmbio e o IFS oferece todo o suporte de acesso dos nossos alunos aos programas. É ok6importante ficar atento, acompanhar a abertura de editais no site e acreditar", orienta.

Ressaltando a participação dos estudantes do Campus Lagarto em iniciativas internacionais, a professora Ruth Sales Gama, pró-reitora de Pesquisa e Extensão, convida os demais alunos a participarem dos programas. "O mercado de trabalho de hoje exige do profissional experiências mais diversas, além da sala de aula. E o intercâmbio proporciona ao futuro profissional novas possibilidades", ressalta.

Assista ao relato do aluno Bruno Santos sobre sua experiência no intercâmbio.

Confira as fotos no endereço: https://br.pinterest.com/ifsimagem/interc%C3%A2mbio-lagartoifs/