Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Intercâmbio no Canadá: Hoje é o último dia para se inscrever em pré-seleção

Intercâmbio no Canadá: Hoje é o último dia para se inscrever em pré-seleção

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 24 de Mai de 2016, 09h42 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

canada

Os estudantes interessados em realizar intercâmbio acadêmico de 16 meses em uma Instituição do Canadá devem se inscrever até hoje, 3 de junho, na Chamada Pública Interna de pré-seleção. Podem participar os alunos matriculados em um dos cursos tecnológicos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) que preencham os requisitos previstos no edital. O resultado será divulgado entre os dias 15 e 17 de junho.

A oportunidade estudo no exterior está sendo ofertada através do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil, o CICan Scholarships for Brazilian IF Students, em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). No total, serão 10 vagas e cada Instituto Federal, entre eles o IFS, pode indicar até dois alunos pré-selecionados internamente para concorrer com aqueles selecionados por outros Institutos.

O estudante selecionado receberá uma bolsa de estudos que cobrirá as despesas com passagem aérea de ida e volta para o Brasil, auxílio financeiro para aquisição de material de estudo, auxílio financeiro para instalação do estudante no Canadá, bolsa de manutenção pessoal durante o período de permanência no Canadá, taxas escolares e despesas com testes de idiomas exigidos após a finalização da Chamada Interna. A bolsa de manutenção recebida pelos candidatos aprovados não cobrirá despesas com emissão de passaporte e os custos de emissão de visto.

Os cursos determinados pelo CICan e CONIF para participar do processo foram o de Tecnologia em Gestão de Turismo e Saneamento Ambiental (Campus Aracaju), Laticínios (Campus Glória), Logística (Campus Itabaiana), Automação Industrial (Campus Lagarto) e Alimentos e Agroecologia (Campus São Cristóvão). Os alunos devem ter cursado no mínimo dois semestres consecutivos do curso - sem reprovações, notas incompletas e/ou repetições - e ter média igual ou superior a sete.

A assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, destaca que a iniciativa é uma forma de incentivar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural. "Com o lançamento desta chamada pública, o Conif fomenta a integração e contribui para a consolidação do processo de internacionalização das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica", afirma.

Com informações da Ascom/Conif

Chamada Interna ASSRI/IFS nº 001/2016 - Programa de Bolsa de Estudos Canadá/Brasil

Assista também à matéria produzida pela IFS TV sobre internacionalização do ensino