Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Evento alusivo ao Dia Nacional da Caatinga leva conhecimento à comunidade acadêmica
DIA DA CAATINGA

Criado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h38 | Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h38 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 23h18

Evento contou com palestras, exposições fotográficas e visitas à área representativa do bioma Caatinga

311O Instituto Federal de Sergipe/Campus Glória, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município de Nossa Senhora da Glória, por meio do Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA, realizou o evento alusivo ao Dia Nacional da Caatinga. O evento teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação da Caatinga para o equilíbrio ambiental.

211Uma vasta programação com palestras, exposições fotográficas e visitas à área representativa do bioma Caatinga marcou o evento do DIa Nacional da Caatinga, que teve como público-alvo alunos do ensino médio do Instituto Federal de Sergipe/Campus Glória, Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, Colégio Santa Sara e os alunos do programa Hora de Aprender do município de Nossa Senhoa da Glória.

611     411     511

A abertura do evento contou com as falas da diretora-geral do Campus Glória, Profª. Mestre Jeanne de Souza e Silva e do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Abraão Lincoln Vieira. Compuseram a mesa de solenidade do evento, ainda, o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Djalci Ferreira de Aragão,do Secretário de Educação e Cultura, Cleverton Rodrigues da Silva, o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA, José Antônio Ferreira (Betinho) e as representantes membros do CMMA, Profª. Mestra Roseane Santos de Jesus, coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus Glória e a Profª. Mestra Rosa Maria de Medeiros Guedes, coordenadora do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Glória.

8 1Nos turnos manhã e tarde, foram ministradas as palestras “A Dinâmica das Paisagens do Semiárido”, “Preservação das nascentes” e “Biodiversidade da Caatinga”, pelos professores do Campus Glória, Éssia Romão, Roseane Santos e Juliano Lima, respectivamente. O evento contou ainda com a exposição fotográfica “Paisagem, Preservação de Nascentes e Plantas da Caatinga”, organizada pelo Campus Glória e o CMMA. A exposição.

111

Para encerrar a atividade, os participantes fizeram uma imersão visitando uma área representativa do bioma Caatinga, localizada nas proximidades do Campus Glória, sob a explanação do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA, José Antônio Ferreira (Betinho).

“Nossa intenção foi despertar no público a importância do Bioma Caatinga e da sua preservação, e disseminar informações sobre a fauna, flora, solos e mananciais desse bioma para crianças, jovens e adultos da comunidade acadêmica”, pontuou a professora e coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus Glória, Roseane Santos de Jesus.

Para a estudante do 2º ano B, Luíza Caldas, o evento foi muito proveitoso. “Acredito que eventos como esse são muito importantes não só para nós estudantes do IFS, mas para outros estudantes que têm a oportunidade de vir até aqui e conhecer mais sobre assuntos que muitas vezes são pouco falados, como o da Caatinga. Aprendi bastante, especialmente na palestra “Biodiversidade da Caatinga”, afirmou a aluna.