Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Alunos do Campus Glória são beneficiados com lanches provenientes da agricultura familiar
ALIMENTAÇÃO

Criado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 16h28 | Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 16h28 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 16h31

Cada estudante recebeu três kits com teores nutricionais devidamente balanceados

Kit Glória 2Na tarde desta quarta-feira, 19, a reitora Ruth Sales Gama de Andrade; os pró-reitores de Administração, Ider de Santana Santos e de Pesquisa e Extensão, José Osman dos Santos; e o coordenador geral de Projetos de Estágios da Diretoria de Assuntos Estudantis, Vagnan Silva, estiveram no Campus Glória para distribuir kits lanches aos alunos dos cursos técnicos de nível médio.

Ao todo 57 alunos foram beneficiados com três kits cada um. Os kits que possuem dois a três conjuntos de alimentos como bolos, pães e biscoitos, foram propostos pela nutricionista do Campus São Cristóvão, Sharlene Santana, com teores nutricionais devidamente balanceados.

Kit Glória 5Vagnan Silva, coordenador geral de Projetos de Estágios da Diretoria de Assuntos Estudantis (DIAE), disse que esses recursos são complementares ao auxílio permanência que o aluno já recebe do Programa de Assistência ao Educando (PRAAE). “A parceria entre a DIAE e a PROAD para a compra de alimentos para os estudantes, advém de recursos do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que a priori tínhamos direito, mas que nunca usamos por exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Este ano, conseguimos usá-los e estamos atendendo os campi que não possuem refeitório”, esclareceu.

Kit Glória 6A reitora Ruth Sales Gama de Andrade falou sobre a proveniência dos recursos como forma de transparência à comunidade, bem como do desejo que essa ação seja de forma mais regular. “Trabalhamos com os recursos do PNAE na época da pandemia e depois ficamos impedidos de utilizá-los, mas achamos uma forma de poder utilizá-los ainda que de forma pontual para beneficiar os estudantes. Esse é o pontapé de uma ação que queremos que seja de forma regular. Estamos trabalhando junto ao governo federal para que isso se torne uma realidade com a construção de um refeitório”, explicou.

Kit Glória 4Já o pró-reitor de Administração, Ider de Santana Santos, falou dos percentuais destinados aos agricultores familiares dos recursos recebidos do PNAE. “A lei manda que a instituição compre pelo menos 30% dos alimentos que compõem esse kit. Mas o IFS investe 100% do recurso, beneficiando os agricultores familiares”, disse.

Para a aluna do 3º ano do curso técnico integrado em Agropecuária, Ane Muriel dos Santos Alves a distribuição dos kits é importante porque a maioria dos alunos ficam no campus o dia inteiro. “Para nós é muito cansativo vim estudar e ficar o da inteiro aqui e muitos não têm condições de trazer nada para comer. É importante também para poder fazer com o que o aluno permaneça na instituição e mesmo que seja em pequena quantidade nos sentimos colhidos por ela”, ressaltou.

Kit Glória 1O que é o PNAE?

A sigla PNAE se refere ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, uma das iniciativas de Segurança Alimentar e Nutricional que busca garantir o aporte das necessidades  nutricionais dos alunos no período que estão na escola por meio de refeições e alimentos para as escolas públicas brasileiras.

Ao redor do mundo, existem diversos programas que realizam o mesmo, mas o PNAE é um caso especial por sua dimensão: são mais de 50 milhões de pessoas beneficiadas, por meio do repasse de verbas para as escolas ou compra direta de alimentos. Além disso, o programa também visa realizar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) dos alunos, sendo um importante instrumento na consolidação de práticas alimentares mais saudáveis.