Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Estudantes e professores do Campus Glória conhecem Biofábrica do SergipeTec
VISITA TÉCNICA

Estudantes e professores do Campus Glória conhecem Biofábrica do SergipeTec

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 15h41 | Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 15h48 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 09h24

Os participantes da visita são do curso técnico em Agropecuária

WhatsApp Image 2023 07 07 at 11.37.15O Parque Tecnológico estadual (SergipeTec) abriu as portas de sua Biofábrica de mudas à visitação de discentes e docentes do Instituto Federal de Sergipe/Campus Glória. A visita foi realizada na última segunda-feira (3) com acadêmicos do curso técnico em Agropecuária, que puderam conhecer a Unidade de Produção de Mudas (UPM), o laboratório de produção, a estufa e o viveiro.

WhatsApp Image 2023 07 07 at 11.58.30Durante a visita, profissionais do SergipeTec dialogaram com os alunos e professores, explicando cada área do espaço. De acordo com Fabrício dos Santos, técnico em biotecnologia, a Biofábrica busca contribuir na variabilidade genética das espécies vegetais e na cadeia de produção. “Trabalhamos desde a coleta das sementes até a muda pronta para plantio, para os biomas Mata atlântica e caatinga”, explicou. Já a gestora do local, a engenheira agrônoma Evillyn Silva, falou sobre a produção de mudas em viveiros, manejo, preparo de substrato, adubações e o destino das mudas.

Tânia Vitória Carvalho, estudante do 3º ano, acredita que a visita pôde demonstrar na prática diversos conteúdos vistos na teoria. “No laboratório, vimos como funciona a propagação de mudas pelo método in vitro, desde os processos de para melhor preservação dos materiais utilizados, até o protocolo de propagação, armazenamento, nos mostrando sobre as exigências para melhor longevidade e sucesso nos objetivos. A prática acrescentou de maneira essencial em nosso aprendizado e formação”, destacou após a experiência.

Segundo a professora do Campus Glória, Roseane S. de Jesus, que atualmente também atua como Coordenadora de Pesquisa e Extensão no campus, a visita propiciou acesso práticos a conteúdos estudados na disciplina de Produção Vegetal. Além disso, a docente ressaltou que a biofábrica tem papel fundamental para as instituições de ensino, principalmente por auxiliar em projetos de recuperação de áreas degradadas nos biomas Caatinga e Mata Atlântica. “O nosso campus está situado em área do bioma Caatinga, onde a degradação tem sido foco de estudo de pesquisadores. Portanto, o diálogo com os técnicos sobre as parcerias e outras informações valiosas nos fez pensar propostas de projetos para o IFS e para o município”.

Para a estudante Bárbara Nunes, também do 3º ano, essas vivências são primordiais para o aprendizado. “Percebemos na prática a importância de produção de mudas em viveiros e como ela evita que as mudas sofram com as condições climáticas e sofram menos ataques de pragas e sejam livres de agrotóxicos”, disse.

WhatsApp Image 2023 07 07 at 11.58.03Já o professor Marconi Bonfim, que ministra a disciplina Instalações e Construções Rurais, a experiência permitiu conhecer modelos de estufas e viveiros que possam ser implantados no campus Glória. “Isso aprimora o desenvolvimento de aulas práticas no nosso campus, além de ser um momento de discussão e trocas com os estudantes, sobre os aspectos técnicos da construção de estufas e viveiros”, ressaltou o docente.

Na ocasião, o campus recebeu uma doação de 40 mudas de espécies nativas, que serão utilizadas na arborização do IFS em Nossa Senhora da Glória.