Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória é destaque no Concurso Literário Professora Maria Iracema
INCENTIVO

Campus Glória é destaque no Concurso Literário Professora Maria Iracema

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 18h17 | Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 18h17 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 18h17

Alunas conquistaram certificações e terão poesias publicadas em livros

WhatsApp Image 2023 12 13 at 16.33.58O texto poético e o gosto pela escrita literária levaram as alunas Vitória Carvalho e Rebeka de Oliveira, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Glória, a receberem certificações no prêmio do IX Concurso Literário Professora Maria Iracema, realizado na última terça, 12, e desenvolvido pela Academia Gloriense de Letras (AGL). O concurso tem o objetivo de estimular a leitura e a produção escrita de estudantes dos ensinos fundamental e médio, tanto de escolas públicas quanto privadas.

Na ocasião, o campus, por meio da diretora Jeanne de Souza, recebeu o Prêmio Amigo de Glória e das Letras, pelo envolvimento do IFS com as produções artísticas e literárias na região e também pelo entrosamento e retorno da instituição à sociedade gloriense. Os textos selecionados das alunas serão publicados em livros produzidos pela AGL.

Segundo a diretora do campus, Jeanne, é uma alegria e satisfação receber esse prêmio de uma entidade como a AGL. “Orgulho de todos que direta e indiretamente colaboram para a construção e desenvolvimento do Campus Glória. Porque tudo que recebemos de reconhecimento é fruto do trabalho coletivo”.

Discente do 3º ano do curso técnico integrado em Agropecuária, Vitória recebeu duas certificações. A primeira pela poesia: “A Calmaria e eu”, que fala sobre um momento de pressão e agonia vivenciado pela aluna e escritora. E a segunda pelo poema: “Cadê você, Lolla?”, que traz uma história vivenciada por ela, com o desaparecimento de uma cadelinha a qual Vitória tinha bastante apego.

WhatsApp Image 2023 12 13 at 16.33.52Ela conta que o processo de criação do primeiro poema se deu de forma leve e rápida, já que era exatamente o que ela queria esboçar naquele momento. “Por ser algo natural, surgiu espontaneamente e à medida que vinha em minha mente, eu passava para o caderno”. A aluna aplicada lembra que uma de suas maiores incentivadoras foi a professora Franciana Sales, que despertou a vontade de participar do concurso e escrever as poesias.

“Eu sempre gostei de escrever e desde muito novinha escrevia diversos textos, contos e poesias. Desde pequena também trouxe comigo o amor pela leitura. Franciana foi uma peça fundamental para me auxiliar a trazer à tona esse lado meu que há muito tempo estava guardado”, revela Vitória.

No poema: “Ressaca não passageira”, a estudante do 1º ano do curso técnico integrado em Agropecuária, Rebeka de Oliveira, trouxe uma perspectiva sua da infância, um sentimento de nostalgia de algo que a marca muito. Sobre a conquista do certificado e publicação de sua produção literária, a aluna descreve o sentimento como de alegria e plenitude.

“Será algo duradouro e que ficará na história do campus, na academia e, principalmente, na minha história. Fiquei muito grata, também, pelo fato de dentre inúmeros textos, o meu ter sido selecionado”, diz Rebeka.

Confira os trabalhos que serão publicados, clicando aqui!