Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Programa Mulheres Mil inicia curso de Cuidador Infantil para mulheres da região de Nossa Senhora da Glória
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES

Programa Mulheres Mil inicia curso de Cuidador Infantil para mulheres da região de Nossa Senhora da Glória

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2026, 10h20 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2026, 10h23

Mulheres mil gloria 7O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Glória realizou, na última quarta-feira, 11 de março, a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cuidador Infantil, ofertado pelo Programa Mulheres Mil. A atividade ocorreu nas dependências da instituição, localizada no povoado Piabas, zona rural do município de Nossa Senhora da Glória, marcando o início das atividades da nova turma formada por mulheres do município e de cidades da região.

Com duração aproximada de cinco meses e duas aulas presenciais por semana, o curso tem como objetivo capacitar as participantes para atuarem no cuidado e acompanhamento de crianças, especialmente no apoio às atividades educacionais e no atendimento a crianças com necessidades específicas, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Mulheres mil gloria 2A programação contou com a presença da coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFS, Mariana Barreto, que apresentou às participantes os principais objetivos da iniciativa e destacou a importância da qualificação profissional como instrumento de transformação social e econômica. Durante a atividade, algumas das mulheres presentes também foram convidadas a compartilhar, em poucas palavras, os sentimentos que representavam aquele momento, ressaltando expectativas como esperança, oportunidade e recomeço.

Durante sua fala, Mariana Barreto incentivou as participantes a reconhecerem o significado da trajetória que iniciam no instituto. “Sabe o que é que vocês vão ser daqui a cinco meses? Egressas, ex-alunas de uma instituição federal. Na família de vocês tem alguém que já foi federal como vocês? Tem algumas aqui que não. Então vocês podem se orgulhar, pegar aquela camisa e falar eu consegui. Eu estou estudando em uma universidade, em um instituto federal”, destacou.

Mulheres mil gloria 5Após a dinâmica com as participantes, a coordenadora também ressaltou os sentimentos manifestados pelas alunas durante o encontro. “Na fala de vocês, a gente percebeu que a palavra, o sentimento de gratidão, ele impera. É transformação, é recomeço, é felicidade. São coisas maravilhosas. Então é tudo isso que vocês falaram que vocês vão ter no programa Mulheres Mil”. 

Além da coordenadora geral, participaram da atividade a supervisora do Programa Mulheres Mil, Pamela Santana; a gerente de Ensino do Campus Glória, Ronise Almeida; o gerente de Administração do campus, Danilo Munduruca; além de docentes da unidade, entre eles Aline Ferreira, Aurora Rodrigues e Wécio dos Santos.

Mulheres mil gloria 1Como parte da programação da aula inaugural, foi realizada uma oficina de customização de uniformes em desuso, ministrada pela artesã e supervisora local Suzana Fonseca. Durante a atividade, as participantes aprenderam técnicas de reaproveitamento de peças de vestuário doadas por empresas, incluindo a retirada de detalhes, cobertura de nomes de antigos funcionários e aplicação de estampas com tecido chita e tinta para tecido.

A oficina também apresentou possibilidades de geração de renda a partir da reutilização criativa de peças. “Sabem por quanto eu vendi uma peça confeccionada assim? Vendi por R$ 1,5 mil e foi para Portugal. Com a imaginação! É essa coisa feita artesanal, feita à mão, feita pela sua cabeça. Ninguém vai ter a mesma ideia que você, então é uma peça que tem que ser valorizada”, relatou Suzana Fonseca.

Durante o evento também foram entregues kits de fardamento às alunas do curso, compostos por duas fardas e um par de tênis, que serão utilizados durante as atividades formativas ao longo dos próximos meses.

De acordo com a docente do campus e colaboradora do projeto, Aline Ferreira da Silva, a oferta do curso foi ampliada devido à alta procura. “A priori, o curso de Cuidadora Infantil iria começar tendo apenas uma turma com 25 mulheres, mas a procura foi tão grande que conseguimos ofertar mais uma turma. Ao todo serão 50 mulheres, 50 sertanejas, estudando no Campus Glória. É uma honra para nós acolheremos e aprendermos juntos com elas, que também são trabalhadoras, mães de família, esposas.”

A aula inaugural foi encerrada com um momento de confraternização entre as participantes, equipe do programa e servidores do campus, com a realização de um coquetel, marcando simbolicamente o início da jornada de formação que será desenvolvida no Instituto Federal de Sergipe – Campus Glória.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página