Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Glória > IFS Glória promove oficinas na Comunidade Quilombola Mocambo e fortalece saberes tradicionais
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

IFS Glória promove oficinas na Comunidade Quilombola Mocambo e fortalece saberes tradicionais

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2026, 13h52 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2026, 14h14

WhatsApp Image 2026 07 20 at 11.35.16Ação de extensão reuniu oficinas de artesanato, capoeira e etnobotânica, aproximando conhecimento científico e tradição quilombola.

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Glória, realizou, no dia 10 de julho, uma programação de extensão na Comunidade Quilombola Mocambo, em Porto da Folha (SE). As atividades aconteceram no Centro de Excelência Quilombola 27 de Maio e reuniram moradores, estudantes, servidores e colaboradores em um espaço de diálogo, aprendizagem e valorização da cultura quilombola.

A iniciativa integra as ações de extensão do Campus Glória e contou com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFS), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex/IFS) e da Comunidade Quilombola Mocambo.

Identidade cultural

AWhatsApp Image 2026 07 20 at 13.43.24 programação começou pela manhã com a Oficina de Artesanato Local: Identidade e Tradição no Mocambo, ministrada pelo professor Wécio Bezerra, do IFS Campus Glória. A atividade apresentou técnicas artesanais transmitidas entre gerações, evidenciando o artesanato como expressão da identidade cultural, da memória coletiva e também como fonte de geração de renda para a comunidade.

WhatsApp Image 2026 07 20 at 13.44.10“Além das atividades práticas, a oficina promoveu a troca de histórias e experiências, fortalecendo o reconhecimento dos saberes tradicionais e o intercâmbio entre a comunidade e os participantes”, disse o docente.

WhatsApp Image 2026 07 20 at 13.44.37À tarde, os participantes vivenciaram a Oficina de Práticas Corporais: Capoeira, Cultura e Resistência, também conduzida pelo professor Wécio Bezerra. A atividade destacou a capoeira como patrimônio cultural brasileiro e importante manifestação da cultura afro-brasileira.

Wécio ressaltou que durante a oficina, foram explorados elementos como musicalidade, corporalidade, oralidade e a roda de capoeira, reforçando seu papel histórico como símbolo de resistência, ancestralidade e fortalecimento da identidade negra.

WhatsApp Image 2026 07 20 at 13.45.05Ainda no período da tarde, o professor Jober Condé conduziu a Oficina Prática de Etnobotânica e Preparos Naturais, voltada à valorização dos conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais.

A atividade promoveu o diálogo entre os saberes populares e o conhecimento científico, abordando aspectos culturais da etnobotânica, identificação e manejo de espécies vegetais, além de demonstrações práticas de preparo de infusões, decocções, tinturas e xaropes. “A oficina também destacou a importância da conservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais”, explicou Jober.

Extensão que transforma

WhatsApp Image 2026 07 20 at 13.45.38As oficinas reforçam o compromisso do IFS com uma extensão que aproxima a instituição das comunidades tradicionais, promovendo a construção coletiva do conhecimento e fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.Ao desenvolver iniciativas como essa, o IFS Campus Glória contribui para a valorização dos saberes ancestrais, da cultura afro-brasileira e da educação intercultural, reafirmando seu compromisso com uma formação cidadã, inclusiva e socialmente referenciada.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página