Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Alunos de Agropecuária do Campus Glória desenvolvem jogos sobre Química e Física
MULTIDISCIPLINAR

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Criado: Quinta, 09 de Março de 2017, 13h52 | Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 13h52

O projeto utilizou a Informática como ferramenta

foto1Química e Física não costumam estar no rol das disciplinas preferidas entre os alunos.  Para muitos deles, essas matérias ainda são como um “bicho de sete cabeças”. Mas, um ingrediente especial mudou um pouco a visão dos discentes do 1º ano do curso  integrado de Agropecuária, do campus Nossa Senhora da Glória: a Informática. As professoras de Informática, Química e Física decidiram se unir para desenvolver uma atividade diferente com os alunos: criar jogos com os conteúdos de Química e Física. O objetivo principal do projeto era despertar o interesse dos adolescentes e melhorar a fixação dos conteúdos ministrados em sala.

Ao longo dos últimos três meses, os alunos foram construindo os jogos nas aulas de Informática e, quando necessário, buscavam o auxílio das professoras de Química e Física para elaborar as questões. “Trabalhar de forma integrada facilita a aprendizagem do educando. Nesta atividade, a informática foi a ferramenta utilizada para desenvolver jogos cujas perguntas estavam relacionadas aos conteúdos químicos e físicos previamente trabalhados com os alunos. ” explicou Ana Paula Cavalcante, professora de Química.

Os conteúdos utilizados nas perguntas foram ministrados nos primeiro e segundo bimestres. Em Química, as questões tratavam sobre Teoria Atômica, Tabela Periódica, Matérias e suas propriedades e Estequimetria, já em Física, foram abordados principalmente Conceitos Físicos e problemas de fácil solução. “Os estudantes se mostraram empolgados. A atividade estimulou o interesse até daqueles que apresentavam dificuldades no aprendizado dos conteúdos estudados”, avaliou Hamona Santos , professora de Física.

foto2As ferramentas utilizadas para a criação dos jogos foram os programas de edição de apresentação Power Point e Impress, que também fazia parte dosconteúdos aplicados nas aulas de Informática. A apresentação e avaliação dos jogos foi realizada na última semana de fevereiro e, numa aula empolgante e divertida, os alunos puderam mostrar todo o conhecimento aplicado durante o projeto e surpreender com a criatividade dos jogos.  “O resultado foi positivo, pois os alunos se envolveram com entusiasmo nas atividades. Na apresentação também se mostraram empolgados em apresentar e responder os jogos dos colegas”, observou Jamille Madureira, professora de Informática. E a aluna Paloma Farias confirma a observação da professora:  “Foi muito divertido. A brincadeira é uma forma legal de se aprender, a gente assimila muito melhor o conteúdo”, relatou a estudante.