Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Glória > 7º Workshop do Dia do Leite supera recorde de participantes
Início do conteúdo da página
DIA DO LEITE

7º Workshop do Dia do Leite supera recorde de participantes

Criado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 15h32 | Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 15h32 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Evento contou com a presença de palestrantes e inscritos de diversas regiões do país e do exterior

Por Andrêzza Castro

Campus Glória 7º workshop do leite logomarcaDe 11 a 13 de agosto, o Campus Glória realizou a 7ª edição do Workshop do Dia do Leite, evento anual, organizado pela Coordenadoria do curso superior de Tecnologia em Laticínios com apoio do Grupo de Pesquisa TecPA e da empresa Fermentech. Este ano, o evento teve como tema “Estratégias para aumentar a competitividade dos produtos lácteos brasileiros” e devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, foi realizado de forma totalmente online, neste ano, com transmissão pelo canal do YouTube do Campus Glória.

Durante os três dias do evento, foram mais de nove horas de programação, com uma média diária de 800 visualizações e a presença de estudantes e profissionais de todas as regiões do país, a exemplo dos estados do Amapá, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e seis dos nove estados da região Nordeste..Dentre os participantes, egressos e estudantes do Campus Glória e de outros campi do Instituto Federal de Sergipe, da Universidade Federal de Sergipe, de outras instituições de ensino do país e empresas do ramo de laticínios.

236469119 3083559671880742 3952718215127459450 nA solenidade de abertura do evento contou com a presença da diretora-geral pró-tempore do Campus Glória, Profa. Ma. Jeanne de Souza, a reitora do Instituto Federal de Sergipe, Profa. Dra. Ruth Sales, pró-reitores do IFS e gestores do Campus Glória. Em sua fala de abertura, a diretora-geral frisou a importância do evento e aproveitou para parabenizar a comunidade pelo Dia do Estudante. “Um especial parabéns aos alunos do IFS. Sei o quanto está difícil ser estudante hoje em dia e eu parabenizo vocês pelo esforço, por não desistirem, por procurarem adquirir conhecimento no momento em que todos nós estamos tendo muitas perdas. Junto com os meus parabéns, vai o meu ‘cuidem-se’. Parabéns pela força de vontade e por tudo que irão conseguir estudando”, colocou a diretora.

236469119 545124633398045 1466614214645870376 nNo seu discurso, a reitora do IFS, Profa. Dra. Ruth Sales parabenizou a comissão organizadora e reafirmou a importância do evento. “A história do Workshop do Dia do Leite, que chega a sua sétima edição, se confunde com a história do Campus Glória, é uma história bonita, um presente em forma de conhecimento e de respeito. Quero dizer aos estudantes que aproveitem esse trabalho feito por muitas mãos e com muito carinho para vocês. Lamentamos, sim, esse momento difícil, de muitas perdas, mas temos que tirar ensinamento de tudo e vocês têm provado isso, se mobilizando para realizar este evento. E, hoje, teremos o Brasil assistindo e aprendendo com vocês”, destacou a reitora.

236330282 397195688467770 1978462684481462095 nA programação do evento contou com palestras de profissionais de diversas áreas, dentre professores, jornalistas, engenheiros e pesquisadores, em geral, todos com atuação direta no ramo de Laticínios. A palestra de abertura do evento trouxe o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo, Eng. Fábio Scarcelli, que abordou o Mercado de queijos do Brasil e suas tendências. Ainda no primeiro dia de evento, tivemos a palestra “Aspectos relacionados à agregação de valor em iogurtes e bebidas lácteas fermentadas” com a doutora Patrícia Blumer Zacarchenco, Pesquisadora Científica VI do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA-SAA).

gerla chinelateO segundo dia de evento teve três palestras na programação. “Análise de Causa Raiz e Fundamental para melhoria da produtividade e rentabilidade” com o Esp. José Pedro Martins Moreira da empresa Vigor Alimentos, "Análise sensorial como ferramenta estratégica para aumentar a competitividade dos produtos lácteos brasileiros" com o Prof. Dr. Érick Almeida Esmerino (UFRRJ) e a palestra "Queijos artesanais italianos e a experiência para a competitividade das queijarias brasileiras" com a Profa. Dra. Gerla Castelo Branco Chinelate (Ufape).

debora arnaud 2Fechando a programação do evento, no dia 13, a primeira palestra abordou o tema
"Leite cru, objetivo reconquista" e teve como ministrantes o jornalista francês Arnaud Sperat Czar, presidente da Fondation pour la Biodiversité Fromagère e a jornalista Dra. Débora de Carvalho Pereira Sperat Czar (Ifopca/França) que apresentaram, com tradução consecutiva, um panorama da produção queijeira na França e a tradição da utilização do leite cru, bem como um paralelo das realidades das cadeias do queijo do Brasil e da França, historicamente. Ainda no último dia de evento, tivemos as palestras "Atuação técnica em aplicações na indústria de laticínios em meio à pandemia" com o Me. Leonardo Reis da empresa Fermentech e finalizando a programação do dia e do evento, tivemos a palestra "Tecnologias Elétricas no Processamento de Leite e Derivados" com o Prof. Dr. Adriano Gomes da Cruz (IFRJ).

egressa manuelaA egressa do Campus Glória Manuela Assunção, formada na primeira turma do curso superior de Tecnologia em Laticínios, falou da satisfação de participar do Workshop do Dia do Leite pela quinta vez. “O evento superou as minhas expectativas, parecia ser de forma presencial pela clareza com que os temas foram abordados, tudo bem objetivo e por profissionais altamente capacitados. As palestras foram muito úteis para a minha prática profissional, mas o que eu realmente senti nesse evento não pode ser descrito, só sentido, foi uma sensação inexplicável, já estou contando os minutos para a próxima edição”, vibrou a egressa.

geandersonPara o presidente da comissão organizadora do evento, Prof. Dr. Geanderson dos Santos, três palavras resumem o evento: gratidão, felicidade e expectativa. “Estou muito grato por mais uma edição realizada com sucesso, pelo contentamento dos participantes, que percebemos em cada comentário elogioso, feliz por saber que todo esforço dedicado pôde ser convertido em momentos de aprendizagem e confraternização e cheio de expectativa pela sensação de quero mais, o que me deixa motivado a contribuir na organização de um evento ainda melhor no próximo ano”, comemorou Geanderson.

Todas as palestras do evento encontram-se disponíveis no canal do YouTube IFS Campus Glória. Os certificados estarão disponíveis no site do evento https://www.even3.com.br/7workshopdodiadoleite/ a partir do dia 23 de agosto.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57