Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Roda de conversa marca campanha do Setembro Amarelo no Campus Glória
SAÚDE MENTAL

Roda de conversa marca campanha do Setembro Amarelo no Campus Glória

Criado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 08h44 | Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 08h44 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 09h03

Evento ressaltou a importância da valorização da saúde mental para a vida

Por Andrêzza Castro

RoniseComo parte das ações de conscientização da Campanha do Setembro Amarelo, discentes e servidores do Campus Glória participaram da roda de conversa “Saúde Mental na Juventude”, realizada pela plataforma Google Meet e que teve como convidados os psicólogos clínicos Fabiano Lima e Jameson Pereira Silva.

FabianoO psicólogo Jameson fez a primeira exposição do evento e abordou os fatores de risco envolvidos no suicídio e sua relação com os transtornos mentais, já o psicólogo Fabiano discorreu sobre a questão da saúde mental no período da adolescência e as formas de ajuda que os jovens podem obter, principalmente, a busca por ajuda profissional.

MarcusA roda de conversa foi mediada pelo psicólogo do Campus Glória, Marcus Paulo Argolo e teve bastante interação dos discentes. “Foi um momento riquíssimo que abordou amplas questões relacionadas à saúde mental, os discentes participaram ativamente fazendo perguntas que complementaram as discussões”, comemorou Marcus.

O discente Danilo Silva, do curso Técnico Integrado em Agropecuária, falou sobre a importância do evento. “A roda de conversa contribuiu para que eu esteja mais atento para as pessoas que estão passando por dificuldades e agora entendo que existem graus de depressão que devem ser tratados com medicação, por isso a importância de acompanhamento profissional”,pontuou o discente.

O evento foi organizado pela Equipe Multidisciplinar do Campus Glória e teve como objetivo despertar nos participantes a importância da valorização da saúde mental para a vida. “Fiquei muito feliz com a adesão ao evento, sobretudo dos discentes que demonstraram bastante interesse em como detectar e ajudar alguém que passa por algum tipo de sofrimento mental, esperamos com isso criar um ambiente cada vez mais humano e acolhedor no nosso campus”, destacou o psicólogo.

AdrianaA música também fez parte do evento. A psicóloga clínica e escolar Adriana Lima participou apresentando músicas e convidando todos os presentes a utilizar a música como uma aliada na manutenção da saúde mental. "Músicas animadas e com letras positivas podem ajudar em situações de depressão, já músicas clássicas ou sons ambientes são fortes aliados em situações de ansiedae. Cantar e dançar, associado a uma música, ajuda a estimular o cérebro e a trazer sensações de prazer. Escolha asua melhor música e viva!", orientou Adriana.

A Campanha do Setembro Amarelo continua nas redes sociais do Campus Glória com compartilhamento de mensagens de acolhimento, de apoio e esperança no perfil do Instagram e na página do Facebook. E qualquer pessoa da comunidade pode participar, enviando sua mensagem pelo direct. A mensagem deve ser autoral, porém o autor pode optar por ser identificado ou não na postagem.

Outra ação que segue até o final deste mês, é o tbt #setembroamarelo com o compartilhamento de registros das edições anteriores dos eventos presenciais do Setembro Amarelo nos stories das redes sociais do campus.

A Campanha do Setembro Amarelo foi criada em 2014 pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) e visa conscientizar a sociedade quanto à prevenção ao suicídio e orientar sobre os cuidados que todos devem ter com a saúde mental para evitá-lo. O CVV realiza apoio emocional gratuito e sob total sigilo, basta discar 188 ou acessar o site https://www.cvv.org.br/chat/.