Página inicial > Últimas Notícias > Exame > Teste ANPAD é requisito para ingresso em Mestrado em Gestão; inscrições abertas

Teste ANPAD é requisito para ingresso em Mestrado em Gestão; inscrições abertas

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 28 de Junho de 2016, 10h20 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
20 01-logoTesteAnpadOs servidores interessados em fazer um curso de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado na área de administração devem realizar a inscrição no teste ANPAD - o exame tem sido utilizado por diversas instituições como parte dos processos de seleção, além de requisito básico em processos seletivos de diversas organizações. A inscrição é realizada através do site anpad.org.br e a taxa deve ser paga por meio de boleto bancário. As provas estão previstas para serem aplicadas em setembro.

Uma das instituições que utiliza o teste ANPAD como parte do processo para selecionar novos alunos no mestrado profissional em Gestão Pública é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso é oferecido por meio de convênio com as instituições, entre elas o Instituto Federal de Sergipe (IFS), e tem como finalidade a profissionalização dos servidores públicos. Além do teste ANPAD, a seleção da UFRN conta ainda com uma redação, de caráter eliminatório, e entrevista técnica.

Conteúdo

As provas do teste ANPAD compõem-se das matérias de inglês, português e raciocínios analítico, lógico e quantitativo, cada qual com 17 questões. Dentre as instituições usuárias, destaca-se o atual número de 152 cursos de mestrado e de doutorado em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins que utilizam o teste como parte de seus respectivos processos de seleção.

O teste ANPAD é realizado em três edições anuais, geralmente nos meses de fevereiro, junho e setembro. Cada interessado pode submeter-se ao teste quantas vezes desejar e o resultado obtido tem validade de, no máximo, dois anos (período correspondente às seis últimas edições). Porém, cada instituição usuária pode definir as edições que deseja utilizar. Os inscritos que realizam o teste ANPAD recebem um certificado relativo ao seu desempenho nas provas. Os resultados obtidos pelos inscritos são também disponibilizados às instituições usuárias selecionadas no ato da inscrição.

*Com informações dos sites da ANPAD e da UFRN