Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do IFS faz intercâmbio nos EUA através do Ciência sem Fronteiras

Aluno do IFS faz intercâmbio nos EUA através do Ciência sem Fronteiras

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2014, 10h28 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Apenas o alunoMais um aluno do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi selecionado para fazer intercâmbio fora do país através do programa Ciência sem Fronteiras. O estudante do 6° período do curso de Engenharia Civil do Campus Aracaju, Ricardo Sampaio, irá estudar na University of Colorado, em Denver, capital do estado do Colorado, nos Estados Unidos.

O estudante não consegue esconder a sua ansiedade para viver essa nova experiência. "Com essa oportunidade possibilitada pelo Governo Federal aos estudantes brasileiros, procuro obter ainda mais conhecimentos acadêmicos e culturais, além da fluência na língua inglesa, para que, ao retornar ao Brasil, eu possa trazer esse aprendizado e aplicá-lo aqui", afirma.

Ricardo, que viaja aos EUA no próximo mês de março, ressalta que o apoio que ele recebeu de todos à sua volta foi essencial para que esse sonho pudesse se tornar uma realidade. "Com o apoio dos meus familiares nessa nova jornada, pretendo fazer jus ao investimento do Governo Federal e do IFS em seus alunos", destaca.

Diversidade cultural

ciênciaO reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, ressalta que a aproximação com novas culturas proporciona o crescimento pessoal e profissional. "O intercâmbio promove riqueza e diversidade cultural. Por isso, um dos objetivos do instituto é intensificar essa prática, garantindo que os nossos alunos, professores e técnicos administrativos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência tão valiosa", enfatiza.

A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, afirma que a instituição acompanha de perto todo o processo de inscrição e seleção dos seus estudantes em programas de intercâmbio. "Estamos sempre presentes para oferecer todo o apoio necessário para a participação dos nossos alunos no programa. O intercâmbio é importante para o crescimento acadêmico do corpo discente, que terá ainda mais compromisso com as atividades de pesquisa e extensão", ressalta.

Programa

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

registrado em: