Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa aplicada: Rede Federal e colleges canadenses trocam experiências

Pesquisa aplicada: Rede Federal e colleges canadenses trocam experiências

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2014, 09h27 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Estágio Canadá - Foto - Rodrigo FernandesQuarenta e três pesquisadores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão no Canadá com o objetivo de ampliar conhecimentos em gestão e organização de ações de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo.
Representando o Instituto Federal de Sergipe (IFS), participa da iniciativa o docente Lauro Barreto Fontes, do Campus Lagarto.

Durante três meses, eles desempenharão atividades em 19 colleges canadenses. O grupo embarcou no último sábado, 15, e retornará ao Brasil no dia 15 de maio. Além de vivenciar projetos e processos voltados a atender a demanda de mercado nas áreas tecnológicas, os servidores da Rede ficarão em contato direto com pesquisadores e empresas de referência mundial em pesquisa aplicada.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, a mobilidade incrementa as ações da Rede e amplia as possibilidades de inovação. "Mais do que solidificar o processo de internacionalização da Rede, a aproximação a outros países incentiva a criatividade e a prática de ideias e soluções inovadoras. Ações dessa natureza, favoráveis à sociedade, estão presentes na essência dos institutos federais", disse.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, destaca que a política de inovação do governo federal prioriza a criação de novos processos e produtos visando o aumento da competitividade. "Temos aqui potencial e estamos valorizando nossos alunos e professores. Com o contato direto com o setor produtivo e laboratórios bem equipados teremos respostas para a sociedade", concluiu.

A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conif e a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Conif

registrado em: