Página inicial > Últimas Notícias > SSP vai reforçar policiamento no entorno do Campus Aracaju

SSP vai reforçar policiamento no entorno do Campus Aracaju

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 26 de Fevereiro de 2014, 18h20 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
IMG 6391Na tarde da última terça-feira, 25, foi realizada uma reunião entre representantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE). Foi discutida, na ocasião, a questão da falta de segurança no entorno do Campus Aracaju e solicitado um maior policiamento no local.

IMG 6365Estiveram presentes na reunião o secretário de Segurança Pública, comandante João Eloy, o Coronel Jackson, o Coronel Iunes, o professor do IFS e vereador de Aracaju, Emmanuel Nascimento, os alunos Felipe, Agildo e Shelton, e a chefe de gabinete Silvia Letícia, tendo em vista que o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, estava em Brasília atendendo à convocação da Ministra Ideli Salvatti, relativo ao Fórum de Gestores Federais, do qual faz parte, e a professora Ruth Sales, que está substituindo o mesmo, estava participando na Reitoria Itinerante, em Estância.

De acordo com os representantes da SSP, no mês de janeiro deste ano, foram registradas apenas cinco ocorrências na região, o que representa muito pouco nas estatísticas. Segundo a secretaria, não há como fazer um planejamento para policiamento extensivo se não há dados estatísticos comprovando a sua necessidade.

Assim, a orientação da SSP é que todas as pessoas que forem afetadas com a falta de segurança no entorno do IFS-Campus Aracaju, com roubos ou furtos, por exemplo, devem registrar o Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia da cidade.

IMG 6373 IMG 6378 IMG 6384

IMG 6385Insegurança

Os representantes dos discentes do IFS presentes na reunião alegaram que entendem a necessidade de registro de ocorrências, mas que a falta de registro não anula o fato de que elas aconteceram, sendo este o motivo da manifestação dos alunos nas imediações do campus, e solicitaram apoio no reforço do policiamento do local, especialmente na região do ponto de ônibus localizado na Avenida Gentil Tavares, durante a noite.
Na ocasião, foi apresentando um novo ofício dando ciência dos vários assaltos ocorridos na localidade ao qual foram anexados os inúmeros documentos anteriores enviados por parte do IFS, desde o início de 2012, no sentido de solicitar melhorias na segurança no local, inclusive de um manifesto, com assinaturas recolhidas entre servidores e alunos do Campus Aracaju.

Em resposta à solicitação dos representantes do IFS, a SSP se comprometeu a manter uma viatura da Ação de Policiamento Localizada (Apolo), especialmente no horário da noite, na área do ponto de ônibus da Gentil Tavares, durante 30 dias, a partir do mês de março. Entretanto, os representantes da secretaria voltaram a enfatizar que, caso as ocorrências continuem não sendo registradas, a viatura irá migrar do local.

Câmeras

Além da ampliação do policiamento no entorno do Campus Aracaju, os representantes do IFS indagaram sobre a possibilidade da instalação de câmeras no local. Foi esclarecido que este tipo de solicitação é frequente e que a SSP não possui recurso suficiente para atender esta demanda.

Diante disso, surgiu a possibilidade de estabelecimento de um convênio entre o IFS e a SSP, para que a instituição adquira os equipamentos, com a orientação da referida secretaria, para que os mesmos sejam integrados à SSP, que fará o monitoramento da área externa do instituto, o que irá beneficiar a comunidade acadêmica do IFS, além de todos os moradores da região.

Ficou acertado que, em breve, será realizada uma reunião técnica entre IFS e SSP para que o instituto obtenha informações a respeito do modelo de câmera a ser adquirido para melhor monitoramento da região onde está localizado o Campus Aracaju. Além disso, a Reitoria já se comprometeu a estender essa ação para todos os campi do IFS.

registrado em: