Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > IFS investe em ações inclusivas e de acessibilidade informacional
INCLUSÃO

IFS investe em ações inclusivas e de acessibilidade informacional

Criado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 08h32 | Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 08h32 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 13h13

Parceria entre Naedi e DCOM vem rendendo bons frutos à instituição no tocante à inclusão

naedi capaPor: Monique de Sá

Em 2019, por meio da Portaria nº 555, foi instituído no âmbito do Instituto Federal de Sergipe (IFS), o Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Naedi). A ideia era antiga e vislumbrada por servidores pertencentes ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). A partir de sua criação, a finalidade principal do Naedi sempre foi a de promover e defender os direitos humanos, a diversidade e a inclusão.

Nesta sexta, 13, o Núcleo avança nas ações voltadas aos produtos de comunicação institucional, fomentando uma comunicação mais acessível e inclusiva. Membros do Naedi, em parceria com o Departamento de Comunicação (DCOM), lançarão, nas redes sociais do IFS, o programa Minuto Libras, em que a cada semana serão trazidas ao público, expressões e palavras traduzidas para a Língua Brasileiras de Sinais (Libras).

Segundo o intérprete e membro do Naedi, Alisson dos Santos, a ideia do programa é fruto de uma discussão enquanto núcleo acerca de como poderia ser disseminada a Libras dentro da instituição. “Isso permitirá que todos os envolvidos e interessados interajam com os alunos surdos, promovendo um ambiente mais acessível e inclusivo. Acreditamos que esse usar da Libras não se limitará às paredes dos IFS, fazendo com que todos os professores, funcionários, alunos possam interagir com outros surdos em outros espaços”, justifica.

Além do programa, outras ações estão sendo realizadas também neste viés. Em abril deste ano, as redes sociais do Instituto (Facebook e Instagram) passaram a contar também com a tradução em Libras dos textos que são inseridos na legenda, possibilitando que surdos que não sejam bilíngues (Português e Libras) possam compreender o conteúdo postado.

As iniciativas estão sendo possíveis a partir da contratação e lotação dos intérpretes nos campi e na Reitoria, o que vem contribuindo para que as ideias saiam do papel e ganhem forma, garantindo acessibilidade informacional para os diversos públicos.

“Pretendemos ainda ofertar acessibilidade com a gravação em Libras, desde as publicações dos editais do Processo Seletivo até os do Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando do IFS (PRAAE). Além disso, estamos articulado uma roda de conversa sobre o desmistificar da Libras e o trabalho do intérprete”, antecipa Alisson.

Ações inclusivas para 2022

Atualmente o Naedi conta com quatro profissionais em seu setor: Christianne Rocha, coordenadora e psicóloga; Alisson dos Santos e Adriana Dantas, ambos intérpretes de Libras; e Kedma Souza, bolsista de Psicologia. O grupo vem atuando conforme plano anual de trabalho, documento que norteia as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Entre essas ações estão a realização de reuniões sistêmicas com as equipes dos Napnes dos campi; um grupo de estudo chamado “Fala Inclusão” e a realização da campanha #ÉCapacitismo também em parceria com o DCOM.

Ainda para este ano estão previstos um programa na Rádio IFS, com informações na área de inclusão; oficinas e cursos na área de Educação Inclusiva e ações do Instituto na Programação da Semana Aracaju Acessível.

Sobre o Naedi

Setor sistêmico, pertencente à Pró-reitoria de Ensino (Proen) e que tem como missão desenvolver e acompanhar as ações e as políticas voltadas para a inclusão das pessoas com necessidades específicas e para a diversidade na instituição. Christianne Rocha, coordenadora, informa que em breve será publicado um Regulamento específico do Naedi. “Foi instituída uma comissão (Portaria nº 1764, de 04 de agosto de 2021) que elaborou o Regulamento do Naedi, o qual encontra-se em fase de análise pelo Colégio de Dirigentes, para posterior aprovação”.

Confira abaixo mais informações sobre o Núcleo:

youtube naedi