Página inicial > Últimas Notícias > Campus Poço Redondo abre vagas para bolsistas do Projeto Hortas Pedagógicas
BOLSAS

Campus Poço Redondo abre vagas para bolsistas do Projeto Hortas Pedagógicas

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 09h21 | Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 09h21 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 12h02

Inscrições têm início nesta sexta, 03, e seguem até 08 de fevereiro

Campus Poço Redondo Projeto Hortas Pedagógicas SIGAA 1O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Poço Redondo, apresenta à comunidade acadêmica o projeto: Hortas Pedagógicas, cujo intuito é o de implantar hortas de base agroecológica em escolas da rede pública situadas nos municípios de Aracaju e Poço Redondo. Para dar início aos trabalhos, a Direção-Geral do campus acaba de lançar o edital de nº 01/2023, voltado ao preenchimento de vagas de bolsistas de cursos na área de Ciência Agrárias e afins.

No total, estão sendo ofertadas quatro bolsas, sendo três para atuar em escolas públicas de Poço Redondo e uma para execução das atividades em uma escola pública de Aracaju. Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem preencher um formulário eletrônico de inscrição, via Google Form.

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira com análise de currículo e a segunda por meio da realização de entrevista individual – ambas etapas são de caráter classificatório.

Os participantes (profissionais ou estudantes) devem ser dos cursos de: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia ou Tecnólogo em Agroecologia e, ainda, devem preencher os seguintes requisitos: ter idade mínima de 18 anos e ter disponibilidade de 20 horas semanais para execução das atividades.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais, por um período de 10 meses. Para receber a bolsa, o candidato selecionado não pode possuir vínculo empregatício nem receber outra modalidade de bolsas em programas do governo federal ou agências de fomento.

Entre os objetivos do projeto está o de auxiliar o professor orientador e o técnico administrativo nas atividades de implantação e execução das “Hortas Pedagógicas” nas escolas públicas de Aracaju e de Poço Redondo, de acordo com o plano de trabalho e demais atividades necessárias ao bom desenvolvimento do projeto nas escolas.

Sobre o “Hortas Pedagógicas”

Trata-se de uma parceria entre o IFS de Poço Redondo e o Ministério da Cidadania, visando a implantação de hortas agroecológicas em escolas públicas, sendo estes espaços espécies de laboratórios vivos e interativos.

Irinéia Rosa do Nascimento, coordenadora-geral do projeto e diretora-geral de implantação do Campus Poço Redondo, explica que esta é uma oportunidade para que bolsistas possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento de novas técnicas de produção. “Ainda, deve ser ressaltado o compromisso social do IFS na promoção de ações que contribuam para melhoria da qualidade de vida das comunidades”, reforça a diretora.

Confira as principais datas da seleção

ATIVIDADE

DATA/PERÍODO

Lançamento do Edital