Página inicial > Últimas Notícias > Poço Redondo > IFS recebe ministros do Governo Federal e inaugura Campus Poço Redondo
EXPANSÃO

IFS recebe ministros do Governo Federal e inaugura Campus Poço Redondo

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 23h23 | Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 23h23 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 11h45

Cerimônia marcou a inauguração do 10º campus da instituição

descerramento placaFotos: Andrei Ferreira

Em uma cerimônia concorrida com a presença de membros e autoridades do Governo Federal e Estadual, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) deu mais um passo na promoção de uma educação profissional e tecnológica de excelência para sua comunidade. Na manhã desta sexta, 19, foi inaugurada a sede do Campus Poço Redondo - localizado no alto sertão sergipano.

A nova unidade de ensino é fruto da terceira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação, promovida desde 2005 pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

palco poçoForam investidos mais de R$ 6 milhões na obra (R$ 6.472.099,67), numa área total construída de mais de 1400 m², com salas de aula; biblioteca; auditório; espaço de convivência; salas de professores, de administração, de direção, de estudos, de atendimento psicológico, para a assistência social; além de sanitários; estacionamento; bicicletário; etc.

camilo e ruth A reitora do IFS, Ruth Sales, destacou a medida célere do Governo quanto à inauguração da nova sede e reforçou que o campus atenderá mais de mil alunos em umas das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

“Fico feliz com a atitude imediata deste Governo, mostrando responsabilidade com a educação e comprometimento com o povo sertanejo. Este ano, iremos realizar concurso público para que servidores possam ocupar esse espaço e, assim, oferecerem condições para uma qualidade de vida melhor para essas pessoas, por meio da educação”, ressaltou a gestora.

irineiaDe acordo com Irineia Rosa do Nascimento, diretora-geral da unidade de ensino, a sede representa uma luta das comunidades do alto sertão em prol de educação pública, gratuita e de qualidade. Antes mesmo da inauguração, atividades já vinham sendo desenvolvidas no espaço.

“Estamos desenvolvendo quatro projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica: o AgroIFNordeste; o Hortas Pedagógicas, que é uma parceria junto ao Ministério da Cidadania e que damos assistência técnica e plantamos hortas nas escolas circunvizinhas. Além disso, temos o nosso projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) integrado à Educação Profissional em educação do campo. apresentacao culturalPor fim, estamos desenvolvendo um projeto cultural com o Grupo Raízes Nordestinas”, enfatizou.

Governo Federal e interiorização do ensino

Uma das políticas trabalhadas pelo governo Lula ainda em seus dois primeiros mandatos é o da interiorização do ensino técnico e superior, evitando que pessoas tenham que se deslocar para as capitais para estudar. Camilo Santana, ministro da Educação, lembrou em seu discurso que a educação é prioridade na gestão do então presidente.

“Foi Lula quem mais construiu campi de Institutos Federais na história desse país e, se Deus quiser, nós vamos ampliar este Instituto Federal. Vamos trabalhar com etapas seguintes e garantir a escola profissionalizante, garantir um ensino técnico de qualidade, como essa estrutura de Poço: com laboratório, biblioteca, sala de aula, com todo aparato necessário para dar qualidade na formação de nossos jovens”, garantiu o ministro.

assinatura aracajuRecursos para investimento em Aracaju

Durante a solenidade, foi realizada a assinatura da carta de retomada da reforma e ampliação do Campus Aracaju, cuja obra se encontra parada. Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse que este foi um pedido feito diretamente pela professora Ruth e que será atendido através da assinatura do termo que destina cerca de R$ 9 milhões para a obra.

publico poçoMárcio também lembrou a importância de ter um campus na cidade de Poço Redondo, espaço que não apenas gerará educação ao município, mas também emprego com a realização de concurso público. “No meu primeiro mês como ministro, eu me reuni com entidades de movimentos sociais e fiz esse encontro no IFS. A reitora me recebeu e falou que o Governo Federal gastava cerca de R$ 700 mil por ano com a unidade de Poço Redondo, que ainda não havia sido entregue. Esse campus tem potencial para manter mais de 1200 alunos, 70 professores e 45 técnicos”, disse.

Quem também esteve na solenidade foi o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. “O que muda a vida das pessoas é a educação! E aqui hoje estamos anunciando novos investimentos para mudar a educação e mudar a vida dessas pessoas. Salve o povo de Sergipe! Salve a educação!”, comemorou o ministro, que adiantou ainda que até a primeira quinzena de ruicostajunho estará reunido com governadores e o presidente da República, lançando um novo plano de investimentos para o país.

Presenças

Além de Ruth Sales, Camilo Santana, Márcio Macêdo e Irineia Rosa do Nascimento, estiveram presentes na solenidade de inauguração: Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil; Fábio Mitidieri, governador do Estado de Sergipe; Jeferson Andrade, presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese); Aline Vasconcelos, prefeita do município de Poço Redondo; Zezinho Sobral, vice-governador do Estado; Ícaro de Walmir, deputado federal; Daniel, deputado federal; Roberto Araújo, representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e demais autoridades.