Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > IFS se torna Centro de Recondicionamento de Computadores para inclusão digital
Convênio

IFS se torna Centro de Recondicionamento de Computadores para inclusão digital

Criado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 17h21 | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 18h12 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 18h15

Evento com Secretaria-geral da Presidência da República e com representante do Ministério das Comunicações marca o início do programa Computadores para Inclusão em Sergipe

CRC 1O Instituto Federal de Sergipe formalizou juntou à Secretaria-geral da Presidência da República e ao Ministério das Comunicações sua participação no programa Computadores para Inclusão, e implantando no Campus Socorro o Centro de Recondicionamento de Computadores. O ato de assinatura foi realizado na ultima sexta-feira, dia 17, no auditório do Centro de Pós-graduação, com a presença do ministro de Estado Chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

CRC 2Ressaltando que a inclusão social e digital é um dos pilares da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico, a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, destacou a relevância deste ato, que significa um marco social e digital para comunidades assistidas pelo programa Mulheres Mil. “É um momento especial, pois além de desenvolvermos uma destinação ambientalmente mais sustentável a equipamentos de informática também estamos levando tecnologia e formação a comunidades em situação de vulnerabilidade. Entre elas, as mulheres assistidas pelo projeto Mulheres Mil”.

CRC 3Atualmente, o IFS atua na formação de 500 mulheres que passaram por violência doméstica e de quilombos por meio do Mulheres Mil. Com o programa Computadores para Inclusão em Sergipe, o IFS será o 20º centro de recondicionamento do país e o 3º dentro da Rede Federal de Ensino, sendo que cada comunidade assistida pelo programa receberá inicialmente 10 computadores, além da capacitação para utilização dos equipamentos.

CRC 4Na análise do ministro Márcio Macedo, é por meio deste convênio que Sergipe se insere em um dos maiores programas de inclusão digital do país. “É muito importante para incentivar a inovação como para retirar esse material que seria um lixo eletrônico. Sergipe entra, assim, nesse calendário nacional de inovação, capacitando estudantes, incluindo a comunidade e reutilizando materiais”, pontua.

Tripé tecnológico e social

CRC 5Representando o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o diretor do Departamento de Projetos e Infraestrutura de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa, destacou a amplitude do programa e a celeridade com que a gestão do IFS tratou a formalização do convênio.

“O fluxo do programa inicia quando o setor público se desfaz de computadores, quando os órgãos consideram que não têm mais serventia. Esse material é levado para os centros de recondicionamento de computadores, que utiliza peças de diferentes unidades que chegarem para montar bons computadores com condições de uso para a sociedade, com foco na inclusão digital. Além disso, a comunidade é capacitada para utilizar os equipamentos e, como consequência, há a destinação mais sustentável dos resíduos tecnológicos”, explica o diretor.

Para tanto, o pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, José Osman dos Santos, informa que serão contratados profissionais do público interno e externo do IFS para proporcionar a capacitação junto à comunidade. “Serão destinados R$ 1,8 milhão com foco na implantação do centro, seja nas necessidades físicas e de equipamentos, como na contratação de recursos humanos. Inicialmente serão distribuídos 1,5 mil computadores, atuação na capacitação de 2 mil pessoas, além do desenvolvimento de jogos digitais”.

PC’s Box

Durante a solenidade, também foram entregues unidades dos PC’s Box, fruto de acordo de cooperação técnica entre o IFS com a Receita Federal do Brasil, que tem o intuito de possibilitar a descaracterização, reciclagem ou reutilização de mercadorias apreendidas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju, antes sujeitas à destruição ou inutilização. O material já foi aplicado em sala de aula no Campus Socorro, demonstrando para os alunos também do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, como ressignificá-las, a fim de poderem ser reutilizadas de forma legal.

“O que estamos fazendo no campus Socorro junto com os alunos é transformar TV’s Box em computadores. Vamos apagar o software que existe nelas e converter em computadores que possam ser usados por qualquer pessoa. Socorro é o primeiro campus a realizar essa ação, o instituto tem outros campi que terão ações semelhantes. Segundo o Acordo de Cooperação Técnica, vamos entregar 250 computadores à comunidade. Além disso vamos realizar capacitação para todos os contemplados, no mesmo molde do programa do Ministério das Comunicações”, ressaltou Augusto Andrade, diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFS.

CRC 6Além do ministro de Estado Chefe da Secretaria-geral da Presidência da República e do representante do Ministério da Comunicação, participaram da cerimônia autoridades políticas e sociais, com apresentação de grupos culturais.