Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > IFS recebe Selo ODS Educação pelo segundo ano consecutivo
Início do conteúdo da página
AGENDA 2030 DA ONU

IFS recebe Selo ODS Educação pelo segundo ano consecutivo

Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 12h25 | Última atualização em Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 13h37

Das 129 organizações certificadas no país, 8 são de Sergipe e 2 do IFS, que emplacou 12 projetos

Por Carole Ferreira da Cruz

ODS capaPelo segundo ano consecutivo o Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância é contemplado com o Selo ODS Educação: reconhecimento ao trabalho de organizações educacionais que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o alcance das metas da Agenda 2030. Nesta edição foram certificados os projetos Laboratório de História (LabHIST), Mulheres Meninas: maternidade e suas interfaces e CompostIFS. A cerimônia nacional de certificação será realizada na cidade do Recife, em 2026.

ODS 129organizaçoesA trajetória pioneira do Campus Estância, que conquistou o primeiro Selo ODS das instituições federais do estado e do IFS ainda em 2023, abriu caminho para que outros campi alcançassem o mesmo reconhecimento. A conquista foi viabilizada pela parceria com o Global Schools Program, iniciativa da Rede de Desenvolvimento Sustentável da ONU, representado voluntariamente em Sergipe pela Defensora Alumni Izabella Matos, responsável pela formação, apoio técnico, alinhamento e cadastramento das iniciativas dos campi Estância e Nossa Senhora do Socorro.

ODS numerosdocicloO Campus Nossa Senhora do Socorro teve nove projetos reconhecidos em 2025: Guerreiras da Melhor Idade, Tabagismo GTABS, Semana da Sustentabilidade, Tampas Pet: Educando para Proteger os Animais e o Meio Ambiente, Reutilizar Faz Bem no IFS/Campus Socorro,  Reciclagem de Óleo de Cozinha, Abril Verde – IFS/Campus Socorro; Saúde Bucal – Partiu IFS; e PodiJuv – Empoderamento da Juventude Negra.

ODS campiDas 129 organizações certificadas em todo o país este ano, oito são de Sergipe e duas do IFS, que emplacou 12 projetos. Socorro, por sua vez, também alcançou um avanço significativo em 2025, ao receber pela primeira vez tanto a certificação do Movimento Nacional ODS quanto o Selo ODS Educação, de modo a consolidar sua entrada no processo de certificação e fortalecer o compromisso institucional do IFS com o desenvolvimento sustentável nos diferentes territórios onde atua.

O Selo ODS Educação é realizado pelo Instituto Selo Social e patrocinado pela Editora Edebê. A iniciativa representa um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, melhorar o clima e garantir que pessoas de todo o mundo possam desfrutar de paz, prosperidade e uma vida digna. Essa conquista mostra o compromisso educativo, social e formativo do Instituto Federal de Sergipe com o desenvolvimento sustentável, além de fortalecer internamente a governança institucional e a cultura dos ODS.

Impacto social

ODS objetivosPara Izabella Matos, essa certificação nacional demonstra o compromisso do IFS com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “O reconhecimento conferido ao IFS - campi Estância e Socorro - está diretamente relacionado ao alto impacto social, educativo e ambiental das iniciativas desenvolvidas, especialmente em territórios que apresentam baixo nível de desenvolvimento sustentável, conforme os dados oficiais do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, o IDSC-BR”, ressaltou.

De acordo com o índice, Estância apresenta pontuação geral de 42,37, classificada como nível baixo de desenvolvimento sustentável, e Socorro registra pontuação geral de 41,38, igualmente enquadrada em nível baixo de desenvolvimento sustentável. “Diante desse cenário, os projetos implementados pelos dois campi atuam de forma estratégica e territorializada, incidindo diretamente sobre ODS considerados críticos para ambos os municípios, o que torna as ações do IFS ainda mais relevantes por contribuem para a melhoria das condições sociais, educacionais, ambientais e de saúde da população”, destacou Izabella.

Nesse contexto, o tripé ensino, pesquisa e extensão se consolida como eixo estruturante das práticas institucionais. “O Campus Estância, de forma sistemática, é pioneiro no alinhamento de suas ações, projetos, iniciativas e o currículo institucional à Agenda 2030, com o propósito de fortalecer a sustentabilidade no campus e no seu entorno. Em 2025, por meio da articulação com o Campus Socorro, possibilitou a consolidação do processo de certificação nacional em ambos os campi”, informou Izabella.

A diretora geral do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, relembrou a trajetória consistente e pioneira da comunidade acadêmica de alinhamento entre educação, sustentabilidade e compromisso social, refletida nas diversas certificações do Selo ODS recebidas ao longo dos últimos anos. Esse reconhecimento expressa um esforço coletivo que integra ensino, pesquisa e extensão, traduzindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em ações concretas, com impacto educacional, ambiental e social.

“Ao recebermos, em 2026, pela segunda vez, a certificação nacional do ODS Educação, reafirmamos nosso compromisso com uma educação transformadora, capaz de formar cidadãos críticos, sensíveis às urgências do presente e comprometidos com o futuro da sociedade. Esse avanço só tem sido possível graças ao trabalho dedicado dos pesquisadores, servidores e estudantes, somado à atuação primordial da assessoria da professora Izabella  Matos, cuja contribuição tem sido decisiva para o alinhamento estratégico dos projetos institucionais ao movimento ODS”, reiterou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página