Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Campus Socorro realiza projeto de extensão sobre dignidade menstrual

Campus Socorro realiza projeto de extensão sobre dignidade menstrual

Criado: Terça, 07 de Junho de 2022, 12h18 | Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 12h18 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 14h30

O projeto visa discutir temáticas relacionadas à dignidade menstrual, sustentabilidade ambiental e redução da violência doméstica.

Projeto Sangrando Amor 2 800 600O projeto de extensão “Sangrando Amor”, idealizado pela professora Genilde Gomes de Oliveira, docente do curso de Segurança do Trabalho do Campus Socorro, tem por objetivo trabalhar junto às escolas públicas de Nossa Senhora do Socorro temáticas relacionadas à dignidade menstrual, sustentabilidade ambiental e redução da violência doméstica.

A dignidade menstrual diz respeito às condições que garantem o acesso a protetores menstruais e ao mínimo de infraestrutura de saneamento básico para o gerenciamento da menstruação, aliada ao acesso a informações de qualidade e educação menstrual para a superação de tabus e limitações.

Segundo a professora Genilde Gomes, o projeto de extensão conta com três frentes. “A primeira diz respeito à arrecadação de absorventes descartáveis para a distribuição nas escolas públicas deProjeto Sangrando Amor 800 600 Socorro, além da construção de totens a serem colocados nos banheiros com absorventes, a fim de promover o bem-estar para as alunas que menstruarem durante o horário de aula. A segunda está relacionada à sustentabilidade, por meio de ações educativas. A terceria frente tem como finalidade promover discussões acerca da violência contra a mulher", ressaltou a professora.

As ações visam promover uma educação sobre o uso de dispositivos reutilizáveis, a exemplo de absorventes de tecido, coletores e discos menstruais. A partir da conscientização será possível a promoção da sustentabilidade ambiental, reduzindo o lixo e o descarte de materiais na natureza. Tais atividades contam com o apoio da ONG Ciclo Fraterno e da Liga de Ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de Sergipe, quem trabalham a dignidade menstrual no estado de Sergipe.

Além disso, em razão dos crescentes números de violência doméstica no período da pandemia da COVID-19, também está sendo abordada a temática da prevenção à violência contra as mulheres, por meio de parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para a realização de rodas de conversas com as estudantes e, caso necessário, serão ofertados apoios jurídico e psicológico.