Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Alunos do Campus Socorro recebem kit lanche
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Alunos do Campus Socorro recebem kit lanche

Criado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 12h39 | Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 12h39 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 13h15

Mais de 380 estudantes foram beneficiados

DSC 0043388 alunos dos cursos técnicos de nível médio do Campus Socorro receberam, na manhã desta quarta-feira, (19), kits lanches provenientes de recursos do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A reitora Ruth Sales falou sobre os recursos e sobre a distribuição dos kits “Esses são alimentos que foram produzidos hoje, pois é uma das exigências do PNAE, para que ofertamos alimentos de qualidade. Infelizmente ainda é de forma pontual. Mas esse é o primeiro passo para que possamos trazer alimento a instituição. Estamos trabalhando junto ao governo federal para que essa ação seja permanente”, ressaltou.

DSC 0047Ider de Santana Santos, pró-reitor de Administração, reforçou que estão trabalhando para melhorar as regras junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que esse benefício seja distribuído de forma mais regular. Ider também falou dos investimentos dos recursos que foram todos voltados à agricultura familiar. “A lei diz que devem ser investidos cerca de 30% dos recursos à agricultura familiar. Mas nós do IFS investidos 100% dos nossos recursos para eles”, disse.

Rodrigo Moura, da equipe do Diretoria de Assuntos Estudantis (DIAE), disse que esses recursos são complementares, ao auxílio permanência que o aluno já recebe do Programa de Assistência ao Educando (PRAAE). “Os recursos são administrados a partir de uma parceria entre a DIAE e a Proad para a compra de alimentos para os estudantes, tendo em vista que os campi atendidos não possuem refeitório”, esclareceu.

DSC 0048Para José Franco de Azevedo, diretor geral do Campus Socorro, a ação vem em um momento muito oportuno, pois fomenta a economia de pequenos agricultores e promove a alimentação de alunos que necessitam de uma alimentação saudável. “É muito louvável a iniciativa da reitoria, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis, em promover kits de lanches provenientes da agricultura familiar para os estudantes dos campi do IFS. A ação ao mesmo tempo fomenta a economia local, já que os produtos são de origem de pequenos produtores rurais, assim como oferta uma alimentação saudável para os nossos estudantes, pois os itens dos kits contam com a aprovação de nutricionista do Instituto”, destacou José Franco.

DSC 0062Como destacado pelo diretor do Campus Socorro, os kits foram propostos pela nutricionista do Campus São Cristóvão, Sharlene Santana, com teores nutricionais devidamente balanceados. Eles possuem dois a três conjuntos de alimentos como bolos, pães e biscoitos. O aluno do 1º ano do curso integrado em Energias Renováveis, Aldo Samuel Santos Muniz, disse que se sentiu prestigiado com essa ação. “Nos sentimos credibilizados, pois percebemos que os diretores, as lideranças do IFS se importam com nós alunos. Então, acho muito importante e acho muito bonito como eles se interessam pelo ensino e pela alimentação dos alunos”, finalizou.

O que é o PNAE

DSC 0053O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do governo brasileiro para oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).

DSC 0058Ao redor do mundo, existem diversos programas que realizam o mesmo, mas o PNAE é um caso especial por sua dimensão: são mais de 50 milhões de pessoas beneficiadas, por meio do repasse de verbas para as escolas ou compra direta de alimentos. Além disso, o programa também visa realizar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) dos alunos, sendo um importante instrumento na consolidação de práticas alimentares mais saudáveis.